Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Lenda do Fantasma do Baile da República -- 13/11/2016 - 14:32 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lenda do Fantasma do Baile da República
No dia 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república no Brasil. Neste mesmo dia, no interior do Paraná, nasceu uma menina que recebeu o nome de Republicana em homenagem a esta data.
Na cidade em que ela morava existia um clube que vivia realizando bailes temáticos. Quando Republicana fez 15 anos, foi convidada pelo dono deste clube a comemorar sua festa no Baile da República. Então ela chegou ao evento com um lindo vestido nas cores verde e amarela. Porém existiam pessoas fantasiadas de monarquistas e membros da realeza, o que fez a menina se sentir mal. O salão estava todo decorado com tochas com chamas de fogo. No meio da dança, Republicana começou a discutir com uma moça que estava fantasiada de rainha. Assim, no calor da confusão, uma tocha caiu no chão e o clube pegou fogo. Por isto, pessoas correram e umas pularam pelas janelas. Os bombeiros chegaram logo. Deste jeito foi constatado que todas as pessoas se salvaram da morte, menos uma: Republicana, que morreu carbonizada.
A partir daquele fato surgiu a lenda de que o fantasma desta moça aparecia em todos os bailes em homenagem ao dia 15 de novembro para assustar as pessoas nos salões.
O tempo passou e nos anos 70, Tereza era uma moça que morava na cidade da Lapa, no interior do Paraná. Em um dia quinze de novembro ela foi convidada para dançar no baile da República vestida de princesa.
Quando esta jovem chegou ao salão, recebeu o cumprimento de todos. Porém quando foi ao banheiro para retocar a maquiagem, se olhou no espelho e viu que tinha uma moça ferida, vestida de verde e amarelo, ao seu lado.
Porém quando ela olhou ao seu lado, sem ser ao espelho, não viu ninguém. Porém, na imagem do espelho, a outra jovem ainda estava nítida lá. Então Tereza perguntou-lhe:
- Quem é você?
A donzela respondeu:
- Sou Republicana e morri num baile do dia 15 de novembro.
Quando Tereza ouviu aquilo, saiu correndo, deixou a festa e foi para sua casa rezar pela aquela alma de outro mundo.
Reza a lenda que o fantasma de Republicana, sempre aparece em todo o baile em homenagem à proclamação da República.
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui