Usina de Letras
Usina de Letras
212 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DOIS INOCENTES -- 04/11/2016 - 23:16 (PAULO FONTENELLE DE ARAUJO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




       Os irmãos Celso e Ademir sabiam das histórias. A polícia militar do estado de São Paulo era uma polícia assassina, principalmente aquela que se intitulava Rondas Ostensivas Tobias Aguiar. Um jornalista até escreveu um livro e mostrou como este esquadrão era responsável pela morte de milhares de pessoas nos últimos anos (a maioria inocente)  e que depois não acontecia nada aos matadores. Nenhuma justiça. Os homicídios pareciam entrar para uma espécie de catálogo de compras do mês.
       Era um domingo de abril, às 23:30 da noite, no ano de 1994, Celso e Ademir, respectivamente com 15 e 16 anos de idade, aguardavam em um ponto da avenida Presidente Kennedy, na zona sul da cidade de São Paulo, a chegada de seu ônibus.  A noite estava bem fria e os dois usavam casacos de couro. Já esperavam a mais de meia hora, mas não temiam tanto os ladrões da noite quanto o surgimento daquela polícia matadora; o baque assombroso do camburão de cor laranja e preta.
       Depois de uma hora de espera, quando já encostavam no poste, e da forma como os meninos temiam, apareceu na curva da avenida, uma viatura da polícia militar, supostamente fazendo a ronda noturna. Celso e Ademir de longe identificaram o tipo da polícia e Celso aliviado ainda informou:

       - É polícia comum!

       Ser da polícia militar comum significava para Celso e Ademir, que eles talvez sobrevivessem se, com todo cuidado, permanecessem completamente parados e absolutamente mudos.
       O camburão passou devagar, na segunda faixa da avenida, e certamente os olhos do veículo examinaram os meninos. Tanto examinaram que o camburão prosseguiu e virou na primeira rua à direita. Celso e Ademir comentaram aflitos:

       - Eles vão dar a volta no quarteirão!

      O que fazer? Correr não adiantaria naquela avenida comprida e por mais descabelados que saíssem, mesmo na contramão, a polícia os alcançaria na sirene e já chegaria disparando bala. Poderiam esconder-se, mas a avenida Kennedy era desolada, somente muros, sem árvores, sem buracos.  A única saída possível seria entrar no ônibus, caso ele chegasse, mas qual a justificativa teriam para aceitar o transporte. A polícia poderia seguir o coletivo, mandar parar e  entrar  matando.
      Celso e Ademir quase deram as mãos como duas crianças. Olharam a lua minguante que era bege como dizia o livro infantil. Os dois adolescentes teriam que passar por uma revista da polícia militar, com consequências imprevisíveis, em um domingo frio.
      Os dois saíram da lua e esperaram do lado esquerdo do quarteirão, o surgimento impávido do camburão colossal. Eles esperaram e contaram os mortos: 111 presos na chacina do presídio do Carandiru. Mais dois não mudaria a cara de chacina que teria 113 mortos. 2+2= 4 e 111 + 2 = 113 como dizia a professora.
       O camburão dobrou a esquina devagar, chegou ao ponto onde as vítimas estavam pregadas  e do veículo desceram quatro ou cinco ou seis policiais já empurrando contra o muro e apalpando as cinturas, as pernas, os bolsos,  as duas criaturas e ordenando em voz alta:

       - Mostra os documentos! Documentos!

      Celso e Ademir entregaram as carteiras de identidade que mal foram examinadas pelos policiais porque era um domingo frio. Os meganhas devolveram a documentação, deixaram os dois soltos no ponto do ônibus e voltaram à suposta ronda noturna que deveriam estar cumprindo.
      Mas Celso notou, de súbito; o motorista da viatura saiu rindo e Celso percebeu: os policiais sabiam que não era necessária aquela abordagem dura. Fizeram somente pelo prazer do susto, pra ver rosto de “pé-frio” tocado no concreto, pois era nítido que os meninos apenas esperavam ônibus e morriam de medo da polícia.

      Os soldados talvez tenham comentado: “Em noite fria qualquer “zaralho” vale, companheiro!”.
 
      O ônibus dos azarados somente chegou uma hora depois. Duas horas de atraso, mas os meninos entraram no coletivo muito agradecidos ao motorista, a empresa e ao sistema de transporte público.

DO LIVRO: "TOUROS EM COPACABANA"



  


 

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui