Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->cabou-se o verão -- 13/08/2007 - 18:50 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Acabou-se o verão

Acabou-se o verão, as águas de março trarão novas ilusões, e os sertanejos misturados aos agrestinos, tomarão um pequenino fólego antes de voltarem a sofrer com o próximo estio. É a política do brinca de viver que eu acho graça.
Político mentiroso devia ser punido com a fome. Quando tivesse bem magro, iria despachar nos seios dos pré-desertos do alto sertão e sentir o que é sofrer com a seca.
Mas não, quase sempre eles mentem e criam o característico carnaval do apadrinhamento e arranjam carros pipas e levam água para matar a sede do corpo do homem.
Quando eu vejo algum político falando sobre violência, criminalidade nas grandes cidades, favelização, lembro-me do velho sertão de onde suas notícias mais fiéis nos chegam através da literatura das secas e duras veredas da vida nos Euclides, nos Guimarães, nos Gracilianos. (Quanta cachorra Baleia morreu de fome tendo a sua frente o oceànico e azulado volume de água do velho rio São Francisco!).
Meu Deus, que trovão terá que estourar próximo aos ouvidos desses seres que administram nosso Estado para fazê-los acordar do marasmo em que vivem? Não queremos que as lágrimas desses irmãos sertanejos, acostumados com os sofrimentos, sejam o único líquido a molhar a terra. Nessa terra só a alma vive encharcada e morna.
Não estou fazendo ladainha nenhuma. Minha reclamação procede. Querem saber mais? Eu nasci, cresci e ainda moro na zona da mata, o que não me impede de pedir pelo sertão para ver o sertanejo feliz. Afinal, é nele que o sol arde mais fortemente e a água é a ilusão mais triste. É lá onde a morte mata mais depressa.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui