Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O desejo do habitante do gigante adormecido -- 26/02/2003 - 14:14 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Às vezes fico escutando as pessoas mais velhas falando de como a vida era melhor no passado e chego mesmo a sentir saudades de um tempo no qual eu nunca vivi.

No passado as cidades eram mais seguras e havia menos violência, a situação econômica do país muitas vezes parecia melhor do que hoje, havia mais emprego, os carros eram umas carroças tudo bem, mas todo mundo andava de carroça.

Contam que se podia dormir com as janelas abertas, andar com os vidros do carro abertos, andar pela rua sem preocupação, não havia filas e em tempos remotos os rios que hoje são esgotos ao céu aberto, as pessoas nadavam, pescavam e até bebiam a água desses mesmos rios, havia mais verde, as praias eram mais limpas, enfim muita coisa era melhor.

É claro que nem tudo ficou pior, muita coisa melhorou, embora ainda não esteja perfeito ou do jeito que tinha que ser, hoje as instituições do país estão mais fortes, a democracia parece que se fortalece a cada dia, o povo está mais politizado e exerce maior pressão sobre o poder publico, mas para por aí.

Cresci vendo a vida e o país se deteriorar, piorar a cada dia as condições das nossas florestas e rios que são tão maltratados, os ricos ficando cada vez mais ricos e os pobres já não nem pobres são paupérrimos, ser pobre nesse país para alguns é até um privilégio, (a desigualdade social é certamente nosso maior problema e desafio)os mendigos jogados pela rua e quase sendo confundidos com lixo, as crianças abandonadas pelas ruas, o desemprego, as favelas, o tráfico de drogas, as prisões superlotadas, enfim o país mais piorou do que melhorou se fizermos um balanço geral da situação.

Fico sonhando se tudo fosse ao contrário eu pudesse ver que as coisas só melhorassem e quando meus filhos nascerem que eles crescessem vendo a vida e o país só melhorar.

Que os rios poluídos estivessem sendo recuperados e nas gerações futuras eles já estivesse como Deus os criou, que as florestas fossem replantadas e no futuro voltassem a cobrir o leito desse gigante adormecido chamado Brasil, que os mendigos se transformassem de novo em homens, que todas as crianças estivesse na escola estudando, que no lugar de favelas fossem erguidas casas de verdade e que a classe dirigente desse país realmente amasse a sua nação e a tratasse como sua casa.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui