Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Para nossos filhos -- 13/08/2007 - 18:42 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para nossos filhos

Metade de minha vontade quer ser fiel aos desejos atiçados pelos olhos. Os sentidos ficam fagulhando e pedindo que o corpo ceda e faça a festa dos sentimentos. Enfrento o fácil e o inútil ao penetrar no silêncio solitário de um banco de igreja ou ao ouvir uma conversa pacificadora de alguém que já possua o domínio da vontade dos desvios. Saber escolher não nos é mais fácil do que ouvir certos discursos instrutores do bem. De cabeça para baixo ninguém lê confortavelmente. Tudo procura seus jeitos.
Nossos jovens estão se transformando em internautas e mascadores de chicletes. Essa geração shopping center merece nossa atenção. Seus pais soltaram-lhe as mãos e eles, o que é pior, construíram os próprios passos nos desvios da criação.
O doce trago do cigarro é um caminho curto para a maconha, essa aparentemente tola, mas ótima condutora para as veredas do mal. A cocaína segue esta como um bom cão farejador que sempre acha a caça. O palavreado e as atenções entre os adeptos delas, são de incentivos ao do resto dos vícios, cada um pior que o outro. Entre eles, elas são divertidos passatempos que enchem suas vidas de incertezas e conflitos.
Um jovem viciado hoje pode ser um adulto destruído amanhã. Quando meus filhos discutiam entre eles, os dois, eu os punha frente a frente, de pé, com seus narizes coladinhos e só lhes permitia o discurso dos sorrisos. Foi um santo remédio para desvia-los do sentimento do ódio. Ensinei-lhes acerca do perigo das drogas, inclusive do álcool e eles nunca fumaram nem beberam. Orgulho-me disso e agradeço a Deus todos os dias. Meus filhos não possuem os defeitos dos grandes desvios do mal. Enquanto humanos apenas tropeçam nas coisas veniais do dia-a-dia.
Quer dizer que há pequenos atos que nós, pais, podemos fazer para auxiliar nossos filhos e seus passos que não devem ser absolutamente seus, porque temos experiências dentro de nós que, emprestadas a eles, auxiliarão demais.
À mesa, o ajuntamento dos familiares ao redor das refeições nesses momentos, nossos olhos de pais, devem indagar deles, mesmo sem usarmos as palavras acerca de seus incómodos, suas dúvidas, seus tropeços. O abraço apertado e nossas declarações de amor por eles são um belo projeto de ajuda que pode causar efeitos maravilhosos.
Meus pais me ensinaram o respeito absoluto aos velhos, a atenção pelas mulheres grávidas, o silêncio nos templos sagrados, a higiene pessoal, a dedicação aos estudos, a pontualidade, a caridade, o amor ao próximo. Eu passei gratuitamente isso aos meus filhos. Surtiu bons efeitos. Eles são obedientes, humanos, responsáveis, amigos. Espero que façam o mesmo com seus descendentes e assim meus pais sintam, onde estiverem, gratos pela herança de condutas que, herdadas por mim, doei por amor aos meus descendentes.
Se tivermos pelos velhos o respeito que nossos índios possuem, seremos mais justos para com eles. Se a religião nos for um meio de aperfeiçoamento, chegaremos a bons tronos. Se o homem reconhecer, no seu semelhante, ele próprio, enquanto cidadão respeitável, as cadeias públicas não farão mais qualquer sentido. Se esquecermos tudo isso e apenas lembrarmos que devemos amar o mundo e o homem, todos seremos belas testemunhas de um bonito espetáculo de salvação da humanidade.
Aos leitores, esses doces expectadores do que escrevo, àqueles outros que são críticos ferrenhos, aos que estão me lendo pela primeira vez hoje, meu abraço afetuoso, meu agradecimento verdadeiro pela paciência de vasculhar o proveitoso
no que escrevo. Quando nos encontrarmos cara a cara, trocaremos palavras de carinho e de respeito mútuos. Vocês são meio filhos e meio pais, porque é de vocês e para vocês que me chegam as "cousas que escrevo". Que Deus nos livre da droga do esquecimento e nos lembre de lembrar a nossos filhos, a força de uma bênção, o amor que há em um abraço e a alegria verdadeira de não possuirmos os vícios daninhos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui