Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Vou voltar a ser criança -- 13/08/2007 - 18:28 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vou voltar a ser criança

Vou voltar a ser criança. Custa-me acreditar que já sou velho e que estou próximo a perder a vida e tudo o que já vivi. Sinto-me um triste palhaço que desaprendeu a sorrir e que por isso perdeu parte da existência. Meu circo se desfez com todas as primaveras que tive e que não mais me cobre o corpo e até mesmo a alma. Caí no carrossel do esquecimento e apenas brigo com a natureza para manter-me vivo, fisicamente. A terra chama-me baixinho para que nela me deite e sacuda a minha carne entre as cinzas das outras carnes que se foram bem antes da minha. Não temo tanto. Sorrio até, porque acredito na imortalidade de minha alma e sei que ainda viverei de outra forma, no sopro que me presenteará a eternidade. Receio pelo preço que terei de pagar para poder ser eterno. Talvez minha obra não tenha tanta liquidez. Ó doce vida que se desfez tão rapidamente e que atropela a minha vontade física, por que não me deixa eterno assim também? Quantos desejos, apesar de saciados, querem renascer, como também as inúmeras dores que sentiu o meu corpo!...
Vou voltar a ser criança, sim. Preciso alimentar o fogo de outro recomeço e brincar com a vida novamente. Quero sentir os desejos estranhos da adolescência e me esquecer de que castelos caem. Preciso ser um saltimbanco que procura e acha a esperança, e brincar com a idéia de que estou caindo dos ares, mas que tenho asas e que sei voar.
Quero me esquecer de que o corpo envelhece enquanto o tempo passa e que as sedes não se renovam embora sempre achemos a água para beber. Quero voltar a ser diferente em relação às regras e à responsabilidade de viver. Quero ler as poesias nos contos da vida, sem ter que interpretá-las, mas apenas lê-las. Deixá-las-ei em profundo sono estrelar juntas às lembranças que a morte não mata jamais e que a alma resgata com propriedade.
Vou voltar a ser criança, sim. Pensar que a vida foi reconstruída em firme rocha e que jamais ruirá. Buscar a sapiência da velhice e só aí saber que sou um bobo da vida. Ensinar o que não se precisa ensinar e que está claro no Sol e na Lua. Navegar em mares revolutos e ser meio peixe e meio homem e não entender que o nadar cansa o corpo. Mas vou precisar de colo. E se não tiver eu uma velha mãe que me aninhe? Ah..., saberei buscar o colo de outras mães que ainda tenham vida para me dar, já que a velhice faz-me criança novamente e deixa-me impiedosamente órfão.
Mas lutarei por quem for criança quando eu já for velho e as admirarei também. Renovarei o brilho de minhas velhas e sedimentadas idéias na firmeza do pulo sadio que elas sempre haverão de dar. Mesmo já sem forças, estarei em suas fortes asas, ensinando-lhes a descobrirem novos horizontes que certamente já terei visitado antes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui