Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TVP – PSICÓLOGO ALERTA PARA RISCOS DA REGRESSÃO -- 23/02/2003 - 16:25 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




TVP – PSICÓLOGO ALERTA PARA RISCOS DA REGRESSÃO



Clayton Levy



CAMPINAS (SP) – Pessoas sem habilitação profissional estão usando de forma inadequada à técnica da regressão de memória como terapia psicológica. Com isso, em vez de ajudarem os pacientes, podem agravar os sintomas e deixar seqüelas físicas, emocionais e mentais. O alerta é feito pelos psicólogos Antonio Carlos Abreu e Leila Rocha Abreu, integrantes da Associação Luso Brasileira de Transpessoal (Alubrat), que está tentando chamar a atenção para o charlatanismo no setor.



“Pessoas sem o menor preparo estão colocando em risco a saúde dos pacientes”, afirma o psicólogo. Segundo ele, embora não existam estatísticas, é cada vez maior o número de pacientes que têm seu estado agravado depois de passar por pessoas que se apresentam como terapeutas, mas não têm qualificação para exercer a atividade. Uma das conseqüências, segundo ele, é o surgimento de doenças psicossomáticas. “O paciente pode apresentar taquicardia, sudorese, mal estar físico, confusão mental ou manchas pelo corpo”, explica. “Isso ocorre porque pessoas despreparadas levam o paciente a reviver momentos traumáticos, mas depois não sabem aplicar a psicoterapia necessária para tratá-lo”. Os dois psicólogos colecionam casos absurdos de pacientes que buscaram seu consultório, em Campinas, depois de se submeterem a técnicas que agravaram os sintomas. Como exemplo, citam uma dona de casa, que resolveu submeter sua empregada à regressão de memória, depois de conhecer a técnica através de um CD vendido em bancas de jornais. “A empregada entrou em crise”, conta.



Abreu, que adota o método conhecido como Psicoterapia Regressiva Transpessoal (PRT), diz que a regressão deve ser usada apenas como ferramenta dentro de um contexto terapêutico. “Não há mágicas”, diz. Segundo ele, quando aplicado corretamente, o método tem produzido bons resultados em casos de fobias, pânico, depressão, doenças psicossomáticas, frigidez e impotência sexual. Durante as sessões, o paciente é levado a recordar situações que, segundo Abreu, ficam registradas no inconsciente. “Por ser atemporal, o inconsciente pode trazer experiências recentes, antigas, do período gestativo ou histórias intrigantes que parecem transcender o tempo e o espaço”, explica. Segundo ele, porém, apenas médicos e psicólogos com formação específica estão habilitados a realizar esse tipo de terapia.



De acordo com Abreu, em muitos casos o trabalho não dispensa o acompanhamento médico. “Principalmente naqueles em que há uma base orgânica para o distúrbio”, explicam os dois psicólogos que, a partir de março, irão coordenar um curso de dois anos sobre PRT para médicos, psicólogos e alunos do último ano de medicina e psicologia. “O objetivo é habilitar o profissional para a aplicação da técnica regressiva com fins terapêuticos”, explica.







Fonte: Jornal O ESTADO DE S. PAULO, em 02/03/2001.



________________________________________



Nota: Pesquise sobre esse tema em profundidade nas publicações e no site do PADRE QUEVEDO-CLAP, “uma das maiores autoridades mundiais em Parapsicologia”. Liberte-se de crendices e superstições e viva muito mais FELIZ.



________________________________________



LEIA TAMBÉM:



TVP – AOS PSICÓLOGOS E À POPULAÇÃO EM GERAL



TVP – PRÁTICA ILEGAL



TVP – MUTRETA E CAMBALACHO



TVP – PICARETAGEM



TVP – MAIS ARGUMENTOS CONTRA ESSA QUIXOTADA



TVP – MAIS UM MITO ESPÍRITA



TVP – REGRESSÕES ÀS VIDAS PASSADAS



TVP – O QUE DIZ O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA



TVP – ALMA SEM CORPO NÃO EXISTE



TVP NÃO – NEM REENCARNAÇÃO



TVP – PARA DENUNCIAR AO CRP



________________________________________



“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui