Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um outro Brasil -- 26/06/2007 - 18:46 (Jacques Levin) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Um outro Brasil dentro do Brasil

Cordial, corrupto, violento.
Qual o Brasil verdadeiro,
aquele do pensamento?





Confesso que é difícil escrever sobre o Brasil. Gostaria de ser original, dizer que estamos no melhor dos mundos possíveis, uma espécie de paraíso terrestre. Mares e rios piscosos, florestas verdejantes, ouro, prata diamantes, esmeraldas, petróleo aflorando a terra, tantas são as riquezas que não precisamos pagar impostos. Gostaria de dizer que somos cultos, que moramos bem, que temos escolas e lazer, e jornada de trabalho de 35 horas semanais, como os franceses.

Mas nada disso pode continuar a ser repetido. Nossas matas verdejantes continuam a ser abatidas, ouro, prata, diamantes, esmeraldas já foram remetidos para outras bandas, já enfeitam as coroas dos reis de outras terras, o petróleo jorra do fundo da terra com dificuldade e continuaremos plantando cana-de-açúcar por mais quinhentos anos. É a nossa vocação histórica, sermos os fornecedores de matérias-primas para que os impérios globais existam. Por quanto tempo continuaremos nesse papel, nesse ciclo interminável de exploração?

Brasileiro não era, historicamente, nacionalidade, e sim profissão, pois o brasileiro era o português que para cá vinha com o objetivo de enriquecer. E faze-lo rapidamente para voltar à corte, rico e com prestígio. Uma espécie de bucaneiro, um corsário, um empresário audacioso, portanto, que se dedicava à exploração dessas terras, a predação.

Mas, assim como o Brasil é o resultado de uma exploração secular, o seu povo é um sub-produto dessa mesma exploração, o Brasil para onde convergiram subjugadas ou espontaneamente todas as etnias do mundo. E aqui viveram de pó e de esperança, irmanadas em face da exploração brutal e da chibata.

Afinal de contas, para o quê serve um país? Temos muita esperança no nosso Brasil, como terra onde as diferenças étnicas e culturais se atenuam, onde um amálgama de gente de todas as partes do mundo acabará por gerar um povo homogêneo, cordial, prestativo, que ainda dará lições ao mundo. Essa é a minha fantasia sobre o brazilian-way-of-life, que ainda está por ser construído, a partir das pessoas simples dessa terra, quando o espírito da predação desenfreada for, enfim, superado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui