Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Neocomunismo Melodioso... Paradoxo... Não? -- 21/02/2003 - 12:12 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O artigo de Dom Kless "Neocomunismo melodioso" me fez refletir... Assim como todas as informações que desse jornalista "visionário" posso auferir.



"Não se pode igualar desiguais, porque seria perpetrar violência contra a natureza diferente de cada ser humano..." (Dom Kless)



O sentido do vocábulo "desiguais" já vem no corpo da palavra, através do prefixo latino "DES" (separação, negação).



"Igualar desiguais"



Seria o mesmo que juntar luz e trevas; sol e água...

Um verdadeiro paradoxo linguístico!

E o paradoxo só cabe na linguagem literária para embelezar o texto, dando-lhe um efeito fantástico, como no poema de Garret:



"Este inferno de amar";



ou na simples letra da música de Roberto Carlos:



"Sem você, meu mundo é diferente, minha alegria é triste"...



Poeticamente, fica perfeito...

Mas no sentido real da palavra é absolutamente improvável.



É a diferença entre as partes que faz o encanto do todo.

Num jardim, por exemplo, a multiplicidade de plantas e o seu colorido em contraste é que faz a beleza do lugar.



Alguém perguntaria, então:



- E a famosa frase "Todos são iguais perante a Lei"?



E eu responderia:



- Certamente! Todos somos iguais perante a Lei. Temos os mesmos direitos, sim... Mas há direitos que precisamos conquistar; há posições que dependem do "esforço próprio"... Sem isso não teria graça a vida.

Imaginem se o ser humano nascesse e já tivesse tudo à sua disposição?

Seria ele um mero fantoche; jamais iria progredir, através da luta contínua que a própria ação da vida nos impõe para que possamos crescer, evoluir gradativamente.



É bem verdade. E disso todos sabemos... Que todos os seres humanos são de natureza igual, no que diz respeito às suas necessidades básicas, para "crescerem e se multiplicarem".



Daí para diante, cada ser escolhe seu próprio caminho, defendendo suas idéias e ideais... E é nisto que nos tornamos diferentes.

Se assim não fosse, o Planeta teria somente médicos, pois todos pensariam da mesma forma...

Já imaginaram?

Um mundo cheio de médicos... E os pacientes?

Está claro que, no exemplo dado, mostro-me, de certa forma, "radical". Mas eu quero chegar lá.



Ser "diferente" não é nada pejorativo. É ser livre, dirigir-se para o lado oposto do outro e buscar, da mesma maneira, a felicidade, que é o ideal comum de toda a humanidade.



Sejamos felizes, então... Com todas as diferenças que nos fazem "ÚNICOS"...







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui