Usina de Letras
Usina de Letras
294 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O fazer e a Ociologia (2) -- 01/04/2004 - 16:18 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

[UMA PAUSA: SINTO QUE É IMPOSSÍVEL DESCREVER AO SR. ESSA EXPERIÊNCIA, QUE EU E RENATA STAMOS VIVENDO AQUI, JUNTOS, EM UMA CARTA. SERIAM NECESSÁRIOS 10 VOLUMES, E AINDA ASSIM ESTARIA IMPRECISO! COM ISSO EM MENTE, VAMOS CONTINUAR...].
PENSEI BASTANTE SOBRE ESSA QUESTÃO DO “OCIAR” E DO “FAZER”. UM DIA, NUM DESSES CURSOS DE INGLÊS, UM IRANIANO AMIGO MEU CHEGOU QUANDO EU ESTAVA CONVERSANDO C/ OUTRO BRASILEIRO, QUE HAVIA ME PERGUNTADO NESSA HORA SE EU ESTAVA TRABALHANDO AQUI. EU RESPONDI O ÓBVIO: “NÃO, NÃO ESTOU TRABALHANDO”. O IRANIANO VIROU E DISSE: “COMO NÃO? LÓGICO QUE ESTÁ! AGORA, POR EXEMPLO, TOMANDO ESSE CAFÉ, VOCÊ ESTÁ “TRABALHANDO”. TUDO É TRABALHO, ESTAMOS SEMPRE TRABALHANDO, O TEMPO TODO...”.
O INTERESSANTE DESSA HISTÓRIA, PARA MIM FOI A VISÃO DE “TRABALHO” DAQUELE SUJEITO, VINDO DE UMA CULTURA TOTALMENTE DIFERENTE DA NOSSA. PARA NÓS, TRABALHO = EMPREGO = GANHAR $. O TRABALHO (NORMALMENTE) NEM É AGRADÁVEL, NEM FAZ PARTE DE NOSSAS ATIVIDADES “BÁSICAS”. E AÍ EU VOLTARIA NAQUELA HISTÓRIA DO “EMPREGO FORMAL” E DO “NÃO FAZER NADA”. O MAIS COMUM É PENSAR-SE QUE QUEM ESTÁ EMPREGADO “FAZ ALGUMA COISA”, ENQUANTO QUEM NÃO TEM EMPREGO “NÃO FAZ NADA”. ISSO NÃO É SEMPRE VERDADE, PRINCIPALMENTE PORQUE HÁ MUITA GENTE EMPREGADA QUE NÃO FAZ NADA! PIOR QUE ISSO SÃO AQUELES QUE, COM SEUS “EMPREGOS”, PREJUDICAM AS ATIVIDADES DOS OUTROS, OU AS DIFICULTAM (COMO OS BUROCRATAS). NESSA LINHA ENCONTRAMOS AQUELES QUE, EMBORA EMPREGADOS, NA VERDADE “OCIAM” A MAIOR PARTE DO TEMPO (NO MAU SENTIDO DO TERMO...). E A QUE LEVA ESSE “ÓCIO”?? TOMEMOS O EXEMPLO DOS MILITARES (DOUTORES “HONORIS CAUSA” EM OCIOLOGIA, SEGUNDO O SENHOR) QUE, DE TANTO OCIAR, ACABAM LEVANDO UMA VIDA ONDE AS GRANDES PREOCUPAÇÕES E ALEGRIAS SÃO OS PREJUÍZOS QUE PODEM CAUSAR AOS “SUBORDINADOS”: O TENENTE GRITA NO OUVIDO DO SARGENTO, O SARGENTO NO DO SOLDADO, O SOLDADO NO DO CACHORRO, ETC, ETC. NADA DE FILOSOFIA, POLITICAMENTE CONSERVADORES E REACIONÁRIOS, IMPRODUTIVOS AO PAÍS, MANTENEDORES DE UMA “ORDEM” INJUSTA E DE SEUS PRIVILÉGIOS. OUTRO EXEMPLO: MOTORISTAS DE TAXI. AO MENOS EM SÃO PAULO, SÃO TODOS REACIONÁRIOS, ELEITORES DE MALUF. NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESTÃO “OCIANDO” EM COMPANHIA UNS DOS OUTROS, NO PONTO, GERANDO E ALIMENTANDO IDÉIAS COMO: “VIVA A PENA DE MORTE”, “BANDIDO TEM MESMO É QUE MATAR, MESMO!”, E COISAS DESSA NATUREZA. SEI QUE ISSO PODE PARECER-LHE PRECONCEITO CONTRA OS POBRES MOTORISTAS DE TAXI, MAS AFIRMO QUE ISSO VEM DE LONGA DATA! (OBVIAMENTE SEI OS PERIGOS DE TAL GENERALIZAÇÃO, NÃO É MINHA INTENSÃO DIZER QUE 100% DELES SÃO ASSIM...). TALVEZ OS PRECONCEITOS (DE TODA ESPÉCIE) NÃO SEJAM MAIS DO QUE UM “ÓCIO MENTAL” ESSA IDÉIA OCORREU-ME AGORA, O QUE ACHA?).
TALVEZ DE OBSEVAÇÕES COMO ESSAS (DOS MILITARES, TAXISTAS, BUROCRATAS, ETC) VENHA DO MEU “TEMOR DO ÓCIO” (OCIOFOBIA”, OU QUEM SABE DO FATO DE EU SER PAULISTANO (ESSA É A OPINIÃO DA RENATA POR EXEMPLO). ENTRETANTO, APRECIO EM MUITAS OCASIÓES OCIAR, COMO QUANDO ESTAVA EM ATIBAIA, NAQUELE SÍTIO QUE O SR. CONHECEU. LÁ EU OCIAVA COM GOSTO, O DIA TODO, SEM CULPA, COM MUITO PRAZER.

(continua)


























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui