Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->NO CORAÇÃO MORA ALGUÉM -- 03/11/2004 - 17:13 (Cheila Fernanda Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NO CORAÇÃO MORA ALGUÉM

Um grupo de pré-adolescentes estava montando uma festinha para comemorar o final do ano letivo. Na sala ao lado, como parte das comemorações, havia uma surpresa. Eles ficaram alvoroçados, mas como surpresa tem que ser surpresa, era preciso aguardar o que iria acontecer. Sabiam apenas que havia um código para entrar: o toque suave de um sino que ficaria vibrando até a pessoa chegar na porta da sala. Cada um sabia exatamente qual seria sua vez porque era por ordem alfabética.
A primeira foi uma garota. Ela estava meio receosa porque se sentia diante de um mistério. Ao entrar, viu apenas uma tenda armada no meio da sala. Ouviu uma voz suave, mas com um sotaque não usual, parecia estrangeira.
- Aqui! Entre aqui! – e a garota via apenas uma mão a lhe acenar.
Ainda com receio, ela entrou na tenda e sentou-se numa almofada em frente a uma cigana que pediu à garota para lhe estender a mão esquerda. A cigana, que trazia as pontas de seu colorido lenço caídas até a cintura, pegou carinhosamente a mão esquerda da garota. Enquanto a cigana ia percorrendo, por sobre o lenço, as linhas de sua mão, a garota aguardava ansiosa o que viria. Fluía um calorzinho bom.
- O que você quer saber, filha?
- Serei uma pessoa bela e atraente ?
- Com certeza, está escrito aqui, em suas mãos.
- Seguirei uma carreira fantástica que me dará muito dinheiro para comprar
mansão, lindas roupas, carros, enfim o que eu quiser?
- Sim, terá tudo o que quiser.
- Encontrarei um grande amor na vida?
- Encontrará sim.
- Ah, mas você não diz nada, só responde com sim para tudo! Já que você é cigana, que tem poder de saber o futuro, precisa me dizer o que devo fazer para ter muita beleza, muito dinheiro e quem será o grande amor da minha vida.
- Antes de responder, quero saber o seguinte: o que você mais gosta de
fazer?
- Adoro andar de bicicleta.
- Sozinha ou acompanhada?
- Sozinha não tem graça, gosto de estar acompanhada de minha irmã.
- Qual é a diferença entre andar sozinha e com ela?
- Com ela fica uma coisa gostosa aqui dentro! - E ela põe a mão no coração.
- Bom, então, agora eu respondo o que você quer saber. Sua mão diz que você será uma pessoa bela e atraente se você quiser ser assim, ou seja, você precisa trabalhar sua auto-estima.
- O que é auto-estima?
- É você se amar, gostar de cuidar de você em todos os aspectos. Isso não significa que você precise pôr roupas, sapatos, ou tênis de marcas famosas. Também não significa que tenha de estar a todo momento no cabeleireiro porque todos estão usando o cabelo assim ou assado e você também tenha que fazer igual. E mais: não precisa ficar se maquiando toda para ficar com um rosto lindo. Não! Quando você se ama, a sua verdadeira beleza, que vem de dentro, fica valorizada, porque ela explode para fora. Assim você se enxerga bela e todas as demais pessoas ficarão atraídas por você porque sua fisionomia está iluminada, independente da roupa ou enfeite que está usando; as pessoas querem conversar com você, querem a sua amizade, porque suas palavras soam como música e vão direto à alma delas, são palavras cheias de sentido. Depois... Bem... Depois, com sua auto-estima fortalecida, você certamente saberá qual a melhor carreira a seguir.
- Mas como vou saber?
- Ouvindo seu coração. Você não disse que sente uma coisa gostosa quando sai de bicicleta com sua irmã e que seu coração lhe dá a certeza de que junto é melhor?
- Isso mesmo.
- Então, ouça seu coração! Ele é um sábio que guarda, dentro de você, todas as respostas. É só deixar que ele fale. Pergunte a esse sábio se ele quer que você apenas ganhe dinheiro por ganhar, sem gostar do que faz. Acha que ele vai dizer sim?
- Acho que não.
- É porque só o dinheiro não vai lhe trazer satisfação. Mas, se você fizer o que gosta, o dinheiro circula e você consegue adquirir as coisas boas que ele pode lhe proporcionar. Em outras palavras, o dinheiro vai ser útil para que você possa conseguir bens materiais que são indispensáveis para vivermos com dignidade e tranqüilidade. Além disso, com ele você poderá ajudar, no momento certo, os que precisarem. Enfim, o dinheiro como um instrumento e não como um troféu para ficar exibindo.
- E o grande amor?
- Bem, estando com a auto-estima valorizada, fazendo o que você gosta, o
amor está fluindo, pois, ao se amar, você se abre para o amor às pessoas e elas para você. E isso para todas as formas de amor: pela família, pelos amigos ou colegas, por aquele ser especial que você espera, por toda a humanidade, incluindo a natureza como um todo. Cada amor desse é um grande amor e todos cabem no coração que fica maior e melhor quanto mais amor entrar nele. E como a sensação é muito boa, a cada dia você vai procurar ir espalhando amor para as pessoas, fazendo com que elas entendam que todos juntos podemos transformar este planeta num imenso coração azul que bate num só ritmo: fra-ter-ni-da-de.
Depois de trocar mais algumas com a cigana, a primeira garota saiu da sala. Não contou nada a ninguém, era esse o combinado. Ela teve a certeza de que nada do que ouviu era mentira ou novidade. Na verdade, a cigana tinha conseguido fazer com que ela entendesse as coisas de seu coração que, de fato, é um sábio à disposição vinte e quatro horas por dia.
Em seguida, a cigana foi conversando de um por um, mostrando o sábio que mora em cada coração. E, a todos, no final da conversa, ela contava sua história:
- Sabe, quando eu descobri que dentro de meu coração havia um sábio, passei a consultá-lo sempre e fui sentindo um grande amor por mim mesma. Minha auto-estima floresceu. Passei a aceitar o meu corpo como era e a cuidar bem dele. Externamente, estava sempre limpa, em ordem, sem precisar de coisas caras ou espalhafatosas para aparecer. Indiretamente cuidava do meu interior fazendo uma alimentação mais equilibrada, praticando esportes, fazendo meditação, conversando com Deus, lendo bons livros e outras coisas boas. Percebi que, assim, todo o interior do meu corpo funcionava melhor. Conseqüentemente, passei a ver que a beleza de fora é o espelho da beleza de dentro. Se tudo funciona bem e se ouço a voz do sábio, tudo caminha bem. Com isso, sentia-me muito feliz em minha família, em meu trabalho, com os amigos, em todos os lugares para onde eu ia. Não acabaram os problemas, mas eu sabia lidar com eles. Então, por estar tão bem, tomei uma decisão: iria reservar algum tempo para ir, de lugar em lugar, ensinando as pessoas a ficarem bem. Na verdade nem seria ensinar, mas dar um toque às pessoas para descobrirem o sábio que mora em cada uma. E assim fiz. Comecei com toda minha família, de um por um, sem doutrinar ninguém, só conversando. Depois passei a “armar a tenda” num vizinho, na casa de um amigo, de um parente distante e, inclusive, em escolas...
Um dos garotos a interrompeu bem aqui:
- E quanto você cobra pelo que faz?
- Eu não cobro nada, só peço a seguinte contribuição: que cada um, tendo passado pela tenda e conversado com a cigana, leve, à sua família e seus amigos, o conhecimento de que no coração mora um sábio. Já imaginou quanta gente feliz cada um vai poder fazer? É um trabalho de formiguinha, mas é uma conquista tão maravilhosa que não há dinheiro para pagar porque é o amor sendo pago com amor. É um benefício para todo o planeta Terra.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui