Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A SABEDORIA -- 31/07/2006 - 16:45 (José Virgolino de Alencar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


(Pensamentos Inteligentes - De Salomão aos dias atuais)

A sabedoria, a sapiência, enfim a qualidade que leva o homem a ser considerado sábio, perde-se nas noites do tempo, no infinito da eternidade. O precursor dos feitos e dos ditos geniais, tirando a hipótese de que tenha sido Deus, o Criador, não há registro que nos assegure e nos indique o primeiro ser humano que tenha feito ou dito alguma coisa genial.
Adão, afora dormir com Eva , não disse e não fez nada que o mostrasse como pensador, dotado de sapiência.
Com efeito, na impossibilidade de localizar no passado a primeira obra, a primeira frase ou o primeiro pensamento genial, vou começar pela Bíblia, particularmente pelo capítulo dos Provérbios onde encontro pensamentos que, em não sendo dos mais geniais, primam pela boa formulação, ordenamento das idéias e atualidade.Exemplos:1- aquele que derrubar a sua casa, herdará o vento. 2- melhor é habitar no deserto do que com uma mulher impertinente e intrigante. 3- uma graciosa mulher obtém honrarias; mas as laboriosas alcançam fortunas. 4-seis coisas há que o Senhor odeia e uma sétima que lhe é uma abominação:- olhos altivos- língua mentirosa- mãos que derramam sangue inocente- um coração que maquina projetos perversos- pés pressurosos em correr ao mal- um falso testemunho que profere mentiras- aquele que semeia discórdias entre irmãos.
O primeiro Provérbio é um recado a quem não zela por sua casa.Os dois seguintes mostram que o machismo é antigo e é bíblico. As feministas que se cuidem.O último, profeticamente, previu a chegada de Bush e do bushismo ao poder. Sem dúvida é o retrato do presidente norte-americano.
Continuando na história. Mais de trezentos anos A/C, o pintor grego Apeles cunhou uma frase que virou ditado a ser aplicado em várias situações, principalmente quando queremos aconselhar alguém a não ir além de sua capacidade de pensar, a não transpor a soleira de suas limitações. Um sapateiro, ao examinar um quadro de Apeles, no qual a imagem pintada estava calçada com uma sandália, se atreveu a analisar a obra do pintor, por completo. Apeles, então, deu um stop no metido sapateiro, dizendo:" sutor, ne supra crepidam" (sapateiro, não vá além das sandálias).
Quando virmos uma pessoa emitindo opinião sobre assunto em relação ao qual não seja especialista ou não tenha notório saber, devemos então aconselhá-la : "sutor, ne supra crepidam", ou seja, fulano, não vá além do seu rasteiro conhecimento do assunto.
Em matéria de frases conhecidas, lembramos, ainda, a de Jesus recomendando: "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"; a de Horácio, em sua filosofia epicurista, ditando: "carpe diem" , ou seja, goze o dia de hoje, amanhã pode ser o fim; a de Virgílio, contraditando Horácio: "carpent sua poma nepotis", ou, pense mais no futuro, nas gerações pósteras, frase que Severino Cavalcanti, ex-presidente da Càmara, traduziu por pense mais nos seus nepotis, engrossando o caldo do nepotismo.
Da Bíblia, nos Atos dos Apóstolos, temos Pedro dizendo aos discípulos reunidos em torno dele que Judas transformou a terra que adquirira com os trinta dinheiros da traição numa hacéldama. A frase é simples, mas, trazendo-a para o presente, podemos dizer que Bush fez do Afeganistão e do Iraque uma hacéldama, quando, insensatamente, destroçou os dois países e os transformou em campos de sangue, tradução ou significado de hacéldama.
As frases, as obras, os pensamentos são às vezes simples, às vezes complexos, mas, adaptados a um determinado contexto, podem ser considerados geniais. Por exemplo, o nosso Millór Fernandes, que podemos colocá-lo na galeria dos humoristas gênios, tem frases que ficarão no acervo dos ditos impagáveis. Diz ele impiedosamente: é fácil identificar os canalhas; eles estão sempre apresentando grandes soluções morais . Profunda, não? Mais outra: não acreditem no especialista que não sabe dissertar sobre sua especialidade. São assim as frases geniais. Não precisa de explicação. Encerram verdades cristalinas que tocam, saborosamente, em quem entende e doem, indigestamente, na mente conturbada de quem põe a carapuça do recado certeiro do gênio. A coisa bem dita, mesmo que não seja bendita, pode surgir de forma despretensiosa mas não menos oportuna. Permito-me reproduzir frase de minha modesta lavra, sobre a relação poder X oposição: o poder bate com o porrete e apanha da palavra; a oposição apanha do porrete e bate com a palavra.
A palavra expressa o pensar forte do homem. Bertolt Brecht, cutucando os déspotas, diz que o homem tem um defeito; ele sabe pensar. Daí, para desespero dos títeres e ditadores de todos os naipes, há muito homem disposto a pensar. E com a força da palavra os tem derrubado. Para se encontrar uma frase inteligente não é preciso ir longe. Descendo à nossa planície, quero citar uma saideira da Coluna de Agnaldo Almeida, de O NORTE, a respeito do mosquito chamado de barbeiro que, em Santa Catarina, contaminou a cana-de-açúcar. Disse o colunista em frase pra lá de engraçada: vejam como está o Brasil. Antes o barbeiro chupava sangue; agora chupa cana.
A sabedoria, construindo pensamentos e lições fundamentais, ainda não criou o mundo ideal, mas fez, do mundo possível, o seu ideal.
A sabedoria e a utopia andam juntas nessa busca da verdade, mas até agora, a realidade não deixou que passasse de sonho.
Infelizmente, realidade e idealidade são rimas perfeitas, mas, tal como as linhas paralelas, não se encontram ou só se encontram no infinito onde nossa mente não alcança.Contudo, vale a pena pensar.
Vale sempre tentar buscar a asabedoria.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui