Usina de Letras
Usina de Letras
187 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Inreceitando frangu caipir i pinga -- 11/12/2003 - 21:49 (Ujeca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Premêro corri atráis du frango pêla órta inté pegá ele... Insfaqueia na guela deli, modi cumê u sanguin cuizido di tira gostu.

Bão... premêro us gridienti di cuzinhá.

U frangu, qui cê já pegô.

A garrafin da braquela marvada, qui cê já comprô.

Batatinha ingrêsa, da caipira, qui ocê já tinha prantado i cuído.

Ervia da órta, acumpanhada cuns tumatinhu machu.

Banha di porco.

Adipená u frango, mái moiá antis na agua quenti pra modi as pena saí sem si empená.

Ranca as tripa tudo i joga nu rio, prá limentá us pexe lambari pra módi pode pescá di tarde cum isca di cupim.

Iscascá as batatin i cortâ in quatro pedaçu. Si fô batata grandi, corté in oito. Si fô das maió, corta in dizessies, sô.

Panela di ferru nu fugão di lenha. Sar di a gosto... pói sê di setembru mêmo, si nun tivé a gosto.

Premero ditudo, aintão, abri a rôia da garrafa i vira um gole na guela... Na sua guela, sô... a guela du frangu cê já cortô, sô...

Bota cebola cum aío cortadin e socadin, que ocê já tinha feito na vespra.

Aponha a panela nu fogu aceso cum sabuco di mio peladio, a banha, u sar cu áio e insperá chiá...

Quandu chiá, se carca mái um goli da marvada e meti u sangui cuaiado na fritura inté intumecê...

Quando intumecê u sangui, toma otro goli i cumi u sangui intumicido di pur cima da marvada...

Bota u sangui na fritura... ói sô... bota u franguin cortandim na fritura, qui u sangui cê já cumeu...

Dêxa fritá i vái carcando uns gole di pinga... cuidadin prá num si tontiá, sinão o franguin quêma.

Fritô, jóga água di pur cima da fritura i toma mái um traguinho da marvada.

Ferveu, meti us tumati machu di pur cima du frangu, toma mái un goli i péga un tumatin na panela i cómi di tira gostu. Cuidadu prá num quermá a mão.

Ferveu punha uma aquinha e dêxa fervê di novu. Ferveu di novu, mete as batata di pur cima i toma mái um goli...

Treis óra dipois, si aindá tivé pinga na garrafia i franguin na panela di ferru, podi cumê qui tá prontin.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui