Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Comendo bunda (de içá) -- 27/05/2007 - 18:55 (Jader Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comendo bunda (de içá)


Com o surgimento dos primeiros raios de sol do fim de outubro e início de novembro, surgem também as primeiras tigelas com bundas de içá torradas no Mercadão de Taubaté. Tenho nojo disso! Crendospadre! Eu me lembro de que, quando criança lá nas terras de Minas, espetava um palito na bunda da tanajura e a botava pra zumbir próximo ao meu ouvido. Do buraco em que o palito entrava vertia um pus amarelo, grosso, muito parecido com leite condensado. É isso que o povo da cidade come e diz que é caviar.
O cozinheiro Paulo Bolota me deu a receita de como caçar e preparar o bicho. Para que não haja risco de se levar picadas das formigas menores, entra-se numa bacia cheia d´água colocada ao lado do formigueiro e é só ir capturando, uma a uma, as saúvas grávidas e bojudas. Depois é o momento de arrancar-lhes o suculento traseiro e colocar num recipiente de vidro. Para o preparo, deixa-se a bunda em salmoura por no mínimo oito horas e torra-se na panela de ferro, preferencialmente em banha de porco, na proporção de meio copo para cada litro de bunda. Já se vê que o negócio, além de nojento, é nocivo à saúde, pois eleva o colesterol do sujeito. Penso que a saúde pública devia dedicar mais atenção a isso, já que a mercadoria é vendida como sendo alimento e fica exposta em temperatura ambiente, sem nenhuma norma higiênica. Acho que a vigilància sanitária está marcando bobeira. É triste assistir a tudo isso numa região rica em alimentos e produtora de cereais nobres como nenhuma outra do país.
Alguém tinha necessidade de comer bunda de formiga? Tenha dó. Quer comer bolinhas? Pois que coma amendoim torrado! Comer bunda de içá é uma baita ignorància, é falta do que fazer, isso sim. Os comedores de bunda vêm ao Mercadão apenas para comprar a mercadoria deletéria, a qual lhes servirá de "mistura" no almoço, lanche ou jantar, incentivando assim esse comércio pobre de bolinhas nojentas de pus. E se justificam, dizem que "é tradição", que "é uma delícia", que "é rica em fósforo", que "é saudável", "que Monteiro Lobato também comia", etc. Comia os cambau, ele foi é muito esperto. Ao seu tempo, incentivava o consumo de formigas porque era fazendeiro e assim não precisava gastar dinheiro com formicida. Os trouxas foram na conversa e ainda tem uns idiotas que fritam as bolinhas em grande quantidade e as conservam em latas de banha fria por meses, para seguirem comendo a iguaria ao longo do ano. Vai gostar de comer bunda de içá assim na PQP.
É como diz o meu amigo Homero Circular: "De nada adianta a formiga ser rica em fósforo uma vez que o tamanduá não fuma..."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui