Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62309 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Empreendedorismo e Planejamento turístico -- 18/02/2003 - 11:14 (Izabel Morssoletto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O termo empreendedorismo (entrepreneurship), conforme considerações de Storner & Freeman (2000), é um processo aparentemente descontínuo de combinar recursos para produzir novos bens e serviços. Derivado deste termo, o vocábulo “empreendedor” significa o individuo que, observando e atuando minuciosamente no mercado que o interessa, cria uma oportunidade de negócio rentável e o desenvolve, preparado para assumir riscos antes previstos. (Birley & Muzyka, 2000).

A palavra empreendededor (entrepreneur) tem origem francesa e Dornelas (2001) destaca que a mesma pode ser traduzida como “aquele que assume riscos e começa algo novo”. Trata-se de um indivíduo que sabe detectar uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Ainda segundo este autor, o termo empreendedorismo está associado, aos seguintes aspectos:

§ Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz;

§ Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive;

§ Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.





O conteúdo básico envolvido na filosofia empreendedora pode ser traduzido pelo processo empreendedor que envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de empresas. Esse processo pode ser descrito em quatro etapas conforme descrição no Quadro 1:



QUADRO 1 - ELEMENTOS DO PROCESSO EMPREENDEDOR



1. IDENTIFICAR E AVALIAR A OPORTUNIDADE

Oportunidade de negócio é uma circunstância favorável, que dado o seu caráter de adequabilidade e conveniência, vale a pena ser seguida e explorada para se criar um núcleo de atividade de uma empresa, considerando: ¾ Criação e abrangência da oportunidade¾ Valores percebidos em reais da oportunidade¾ Riscos e retornos da oportunidade

2. DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Esta etapa envolve vários conceitos que devem ser entendidos e expressos de forma escrita, dando a forma de um documento que sintetiza toda essência de um empreendimento:1. Sumário executivo2. O conceito de negócios3. Equipe de gestão4. Mercado e competidores5. Marketing e vendas6. Estrutura e operação7. Análise estratégica8. Plano financeiro9. Anexos

3. DETERMINAR E CAPTAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

A captação de recursos pode ser feita de várias formas e por meio de várias fontes distintas:¾ Recursos próprios e de terceiros¾ Bancos¾ Governo

4. GERENCIAR A EMPRESA CRIADA

Aspectos importantes considerados nesta etapa:¾ Estilo de gestão¾ Fatores críticos de sucesso¾ Implementar um sistema de controle¾ Profissionalizar a gestão¾ Entrar em novos mercados



Fontes: Pereira & Aparecido (1995); Hisrich (1998) apud Dornelas (2001).



O planejamento é a parte da gestão administrativa que tem como finalidade prever o futuro, selecionando entre uma série de alternativas os objetivos, programas, orçamentos, financiamentos, diretrizes técnicas, comerciais e contábeis.

De acordo com Bunge apud Molina e Rodríguez (2001), o planejamento é um método científico de investigação para o conhecimento, mudança ou avaliação da realidade sociocultural. Num contexto científico, para chegar a conhecer, mudar, e avaliar a realidade, é necessário organizar e conduzir previamente um processo de observação, registro e dedução de fenômenos e fatos que sirvam para identificar e estabelecer hipóteses que, por sua vez, sejam comprovadas pela observação e experimentação. Nesse sentido, o conteúdo do planejamento deverá ser congruente com a realidade que pretende modificar e que a forma adequada de planejar consiste em analisar objetivamente uma realidade e condicionar as ações ao problema.

Angeli (1991) afirma que necessariamente numa atividade de planejamento em geral, como também na atividade turística, as seguintes etapas são importantes:





QUADRO 2 - ETAPAS DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO



1) Escolha e delimitação - definição do tipo de evento e do tema que será abordado.

2) Estudo/diagnóstico - identificação e análise dos participantes.

3) Definição de objetivos - verificação do que se pretende em termos de público, participação, lucro.

4) Formulação de propostas alternativas de intervenção - documentadas na forma de planos, programas ou projetos.

5) Implementação - formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais, bem como instrumentalização jurídico-administrativo.

6) Implantação e execução do projeto ou programa - Instalação e o início de funcionamento do empreendimento.



Fonte: Adaptado de Angeli (1991).



A partir da descrição das etapas associadas ao planejamento turístico, destacadas no Quadro 2, observa-se que a etapa 4, trata dos instrumentos de intervenção quando se quer estudar a viabilização de um novo empreendimento, entre eles, os planos.

Se por um lado os planos representam instrumentos importantes dentro do processo de planejamento de uma atividade turística, por outro lado é uma ferramenta importante no processo empreendedor voltado para a criação de um empreendimento turístico ou no crescimento de uma atividade turística já existente.

Nesse contexto, a abordagem teórica a ser seguida neste trabalho, no que se refere aos instrumentos de análise de viabilidade importantes na criação de um novo empreendimento turístico, serão os planos, mais especificamente, planos de negócios, considerando o contexto do processo empreendedor descrito anteriormente.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui