Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->PDDS: a maior empreitada popular já realizada em Gurupi. -- 17/05/2007 - 17:31 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PDDS: A MAIOR EMPREITADA POPULAR JÁ REALIZADA EM GURUPI

Nos últimos dias, tem-se falado muito na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) ou simplesmente Plano Diretor Municipal, mas, mesmo assim, poucas pessoas sabem realmente do que se trata.
Muitos gurupienses ainda não têm noção clara do importante papel que esse Plano tem para o futuro de nossa cidade. Nem sabem também de que forma podem contribuir para auxiliar a Prefeitura nessa empreitada.
Num primeiro momento, a Coordenação Geral definiu sete equipes técnicas para a realização do que se chama "leitura técnica", formadas por profissionais qualificados, responsáveis pela realização de um diagnóstico da cidade que temos hoje. Essas equipes estão divididas em: (1) aspectos ambientais; (2) aspectos históricos, culturais, artísticos, paisagísticos e turísticos; (3) aspectos físicos e territoriais; (4) aspectos da infra-estrutura urbana; (5) aspectos da mobilidade e circulação da população; (6) aspectos da dinàmica socioeconómica e inserção regional; e (7) aspectos jurídico-institucionais. Essa primeira etapa demandou muito suor, paciência e boa vontade das equipes e os trabalhos de levantamento devem se estender até o final do mês.
Na segunda etapa, serão realizadas várias oficinas, que é a chamada "leitura comunitária", quando serão apresentados e discutidos os produtos temáticos gerados na primeira fase, tais como: relatórios detalhados, mapas legendados, diagramas auto-explicativos, fotografias e planilhas. Essas oficinas terão a participação de várias pessoas convidadas, que poderão acrescentar algumas melhorias ao diagnóstico.
A terceira etapa contará com uma ampla participação popular através de audiências públicas, que serão previamente marcadas em dia, hora e local que possibilitem a presença do maior número de pessoas possível. Após todas essas audiências teremos um retrato completo da cidade que iremos construir juntos.
Ao final das "leituras", haverá a elaboração de um projeto de lei, que será encaminhado à Càmara de Vereadores para ser aprovado e, em breve, entrar em vigor.
Participe, discuta, opine !!!
Chega de ficarmos só criticando o poder público municipal, pois agora é hora de arregaçarmos as mangas e darmos a nossa parcela de contribuição. O sucesso do Plano Diretor de Gurupi depende de todos nós !!!

Publicado no Jornal Chico, edição n. 32, p. 05, de 01/05/2007. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui