Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->CONFRONTO COM UMA SERPENTE -- 26/05/2014 - 09:23 (GIVALDO ZEFERINO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A correria era geral. Todos seguiam a trilha de um ofídio que aparecera próximo à casa da chácara de um amigo de Raoni que fora convidado a passar um final de semana naquele sítio. O amigo encabeçava a tropa de busca e alertava a todos do perigo e recomendava cautela, pois o animal poderia surgir a qualquer momento.

Raoni ajuntou-se aos demais com a intenção de fazer parte daquela caçada mirabolante. Sentia-se particularmente excitado porque jamais se envolvera em aventura similar.

No meio do caminho, após ter se afastado um pouco dos demais integrantes, deparou-se com a serpente parada sobre uma pedra, a cabeça erguida com altivez, dando a entender que o aguardava naquele local. E quando Raoni se preparava para atacá-la, ela assim falou:

– Antes de me exterminar, peço-lhe que escute o que tenho a dizer.

Raoni falou:

– Seu desejo será considerado visto que é de praxe atender à última vontade de um condenado; mas isso não a exime da pena que lhe é imposta. Você representa uma grande ameaça.

– Só passei por aqui em busca de alimento.

– Mas, chegou na hora errada.

– Existe hora certa para saciar a fome?

– Quero dizer que chegou num momento trágico.

– Eu entendo. Vão me matar. É a lei. Mas, a princípio, quero apenas expressar minha posição contrária ao preconceito que os humanos alimentam contra as serpentes. Desde a criação do mundo, somos apontadas como vilãs e inimigas naturais da humanidade. Os seus antepassados desobedeceram ao preceito divino quando estavam no jardim do Éden. Ao ser questionado por Deus, imediatamente o homem denuncia a mulher. A mulher olha para um lado e para outro, vê nossa mãe e acusa: foi ela que me enganou. Por essa razão Deus nos amaldiçoou, despojou-nos de nossas patas, e fomos condenadas a andar de rastros sobre os nossos ventres até o final dos tempos. Assim está escrito no Livro Sagrado. Primeiro, foram as patas dianteiras; com a evolução da nossa linhagem, as patas traseiras igualmente desapareceram.

– Como sabe de tudo isso?

– Também somos criaturas de Deus e conhecemos toda a verdade universal. Escuso-me de questionar a atitude divina, mas questiono os humanos, o motivo que os impulsionou a envolver-nos em seu ato de desobediência. Não somos astuciosas como pretendem vocês. Apenas nos defendemos e só atacamos quando somos molestadas.

– Você tem razão. Concordo plenamente com o que disse, no entanto é preciso que você morra. Há crianças e mulheres nesta área e você os apavora.

– Eu não sou traiçoeira, repito. Agora... estou pronta. Você me venceu. Trate de completar sua tarefa.

E encaracolou-se toda escondendo a cabeça à espera do lance final. Raoni ficou pensativo a observá-la por uns instantes. Um universo de mitos, lendas e superstições envolve essa criatura misteriosa que ali se encontra diante dele e cujo destino está em suas mãos.

– Por que você não tenta fugir?

– Não adianta postergar a fatalidade. Se escapar de você, os outros estarão à espreita.

– Não vou lhe fazer mal.

– Faça o que deve ser feito. Estou pronta.

Inesperadamente, Raoni jogou fora a vara que tinha na mão, deu meia volta e dirigiu-se ao amigo e seus companheiros:

– Fiquem tranquilos. Já dei cabo da jararaca.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui