Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Projeto nacional -- 29/12/2006 - 01:10 (Nicola Aliberti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um verdadeiro país consegue criar e reforçar a comunidade de laços sociais, com liberdade cultural e política. A comunidade nacional deve possuir, mais do que símbolos - que são importantes - bases económicas de ascensão e identificação individuais e coletivas. Sem elas não pode-se construir um espaço comum de estabilidade e convívio pacífico,ou seja,um país democrático. Miséria é produto e produção de preconceitos e violências. Discriminações podem levar, internamente, a rupturas imprevisíveis... Pensem comigo. Se um cidadão não pode viver e progredir económica e socialmente, porque deveria alimentar esperanças nos governantes e no país que o abandona ?

Foi com esta estranha idéia em mente que resolvi propor um projeto que tenta resgatar a nacionalidade brasileira.Aqui estão os pontos iniciais do projeto:

1. Resgate da História dos verdadeiros heróis nacionais, principalmente os populares. Desmascarar os falsos heróis que estão na galeria oficial. Se não refundarmos nossa História não refundaremos o Brasil.

2. Todo estudante brasileiro deve ter o direito e o dever de estudar, pelo menos até o nível fundamental ou médio, numa única escola pública. Esta medida faria muito bem ao espírito nacional, pois criaria uma "linguagem" comum. Se todos os brasileiros, independentemente de classe, cor e religião, tivessem uma escola básica unificada, saberiam o que é igualdade e cidadania. Amariam seu país muito mais do que hoje, pois seriam tratados, teoricamente, como iguais. Escolas particulares enfraquecem, pelo menos nos jovens, o espírito público cidadão.

3. Outra medida importante é a saúde. Precisamos de um sistema verdadeiramente único de saúde. Ou seja, que o povo possa ser tratado pelos hospitais públicos. "Quem ama cuida", diz o ditado. E vale também para as nações. Descuidar da saúde do povo mata governos e pátrias.

4. A impunidade para o crime e a injustiça apodrece o tecido social. É preciso estancar a onda de violência. No Brasil morrem mais de cem pessoas assassinadas por dia ! Que tipo de país sobrevive assim ? Se eles roubam até a Presidenta do Supremo Tribunal Federal, imagine o que fazem com o povo! Queimam-nos em ónibus e carros... vivos.
Estas medidas podem fortalecer o sentido de nação e de comunidade, tão desaparecido entre nós. Ajude a salvar este Brasil amado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 4Exibido 280 vezesFale com o autor