Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->É hora da reconstrução !!! -- 24/04/2007 - 08:41 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É HORA DA RECONSTRUÇÃO !!!

Nos últimos dias, toda sociedade tocantinense ficou chocada com o grande escàndalo envolvendo o NATURATINS (Instituto Natureza do Tocantins). Denúncias de desvio de madeira apreendida nas atividades de fiscalização culminaram com uma intervenção no órgão ambiental.
Grande parte das pessoas que me conhece sabe que eu possuo diversos amigos e colegas que trabalham nesse Instituto e, por isso mesmo, tenho sido constantemente abordado para ouvir comentários, sendo que, às vezes, sou também questionado a dar explicações.
As opiniões e os comentários que tenho ouvido são muito divergentes. Muitos acreditam que isso tudo se trata de um problema grave e que precisa ser resolvido. Algumas pessoas acham essa notícia é um exagero da mídia em busca de ibope. Outro grupo pensa que isso pode ser só armação contra políticos da oposição. Outros tantos, acostumados com os diversos escàndalos de Brasília, só comentam que tudo isso, independente ou não de quem esteja envolvido, acabará em pizza.
Num caso em que há a comprovação de irregularidades, o primeiro passo a ser tomado trata-se do afastamento das pessoas envolvidas, para que haja a apuração dos fatos sem interferências e com o mínimo de constrangimento. Nesse caso específico do NATURATINS, isso tem sido feito com muito rigor e critério. Mesmo considerando que estamos ainda no desenrolar dos primeiro acontecimentos, eu acredito que a sociedade tocantinense não ficará decepcionada, pois o histórico de vida das pessoas envolvidas no acompanhamento e apuração dos fatos mostra que não haverá espaço para favorecimentos ou acobertamento de quem quer que seja.
O governo tocantinense como um todo é o maior interessado na solução desse problema, pois os atuais gestores de nosso Estado têm plena consciência que a preservação do meio ambiente é um ponto primordial para a melhoria da qualidade de vida de nossa população.
Vale lembrar que ter um órgão ambiental funcionando adequadamente não é bom só para a proteção dos nossos recursos naturais (flora, fauna, recursos hídricos etc.), pois, além disso, é também a garantia de que nossos gestores públicos merecem credibilidade de todos tocantinenses e brasileiros.
E é justamente na plena certeza de que essa fase ruim vai passar bem rapidamente que eu estou cheio de esperanças, contando que a nossa população vai estar empenhada na reconstrução da imagem desse importante órgão estadual. Essa, sem duvida alguma, é uma grande missão que exige união e empenho de todos nós.

Publicado no Jornal Cocktail, edição n. 1339, p. 02, de 21/03/2007. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui