Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O joio e o trigo. -- 23/04/2007 - 08:18 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O JOIO E O TRIGO

Atualmente, todos nós temos visto um grande debate em todo o mundo sobre a necessidade que temos de preservar o meio ambiente. Diversos pesquisadores de inúmeras instituições têm mostrado que nossas ações contra a natureza podem causar a destruição da vida em nosso planeta. Algumas pessoas chegam a dizer que a destruição da Terra é algo realmente irreversível.
Aqui no Tocantins, muitas pessoas acreditam que a grande polêmica envolvendo o IBAMA e o NATURATINS é um sinal de que nosso Estado não está preparado para proteger o meio ambiente. Tais pessoas chegam mesmo a dizer que isso mostra que tudo está perdido.
Não há nenhuma dúvida que essa crise envolvendo um grande número de funcionários públicos e empresários é realmente algo muito grave e desastroso para a imagem do Tocantins. Mas, eu quero lembrar que nem tudo está perdido, pois aqui no nosso Estado, além do IBAMA e do NATURATINS, existem outros dois órgãos ambientais no àmbito da administração pública estadual que tem apresentado uma história totalmente diferente. Esses dois órgãos são: a DEMA (Delegacia Especializada em Meio Ambiente) e a CIPAMA (Companhia Independente de Policia Militar Ambiental).
Até aqui já se sabe que a crise do NATURATINS envolve pessoas da capital e da região sul do Estado, especialmente das cidades de Gurupi e Alvorada. E é justamente nessa mesma região que a Polícia Militar através da CIPAMA tem alcançado grandes conquistas e ótimos resultados na proteção do meio ambiente.
O 3º Pelotão Ambiental de Gurupi foi criado em 1999 e hoje sob o Comando do Capitão Laureno desenvolve três importantes projetos de educação ambiental: (1) João de Barro; (2) Agentes Ambientais Mirins e (3) Projeto de Reflorestamento das Nascentes e Matas Ciliares dos Mananciais de Gurupi.
O "Projeto João de Barro" está no 4º ano de funcionamento e é através dele que os soldados da CIPAMA fazem palestras em empresas, assentamentos e escolas de Gurupi e municípios vizinhos (Cariri, Peixe, Dueré, Formoso, Figueirópolis, etc.). Todas as escolas de Gurupi conhecem as dinàmicas, brincadeiras, danças e músicas que o Soldado Juarez faz para agradar e prender a atenção das crianças e jovens.
O segundo projeto, os "Agentes Ambientais Mirins", conta com a parceria da Prefeitura de Gurupi e está no seu terceiro ano de funcionamento. O seu público alvo são crianças carentes da rede pública, na faixa etária de 10 a 14 anos. Nesse projeto, os "Agentes Ambientais Mirins" recebem instruções de civismo, cidadania, auxílio escolar, educação ambiental, instruções de prevenção ao uso de drogas, noções de primeiros socorros e higiene pessoal.
O terceiro Projeto, "Reflorestamento das Nascentes e Matas Ciliares dos Mananciais de Gurupi", tem sido realizado com o envolvimento da Prefeitura e escolas de Gurupi, do Ministério Público Estadual e UFT. Ele enfoca a conscientização da população sobre a importància de preservarmos os cursos d´água de nossa cidade. Esse projeto, através do plantio de mudas nativas, busca a recuperação das nascentes e das margens dos córregos Mutuca, Pouso do Meio, entre outros. Com o sucesso desse projeto em Gurupi, a Polícia Militar ampliou seu trabalho para outros municípios, como por exemplo, Peixe, Taquaruçu, Palmas e mais recentemente em Araguaína.
O destaque que a Polícia Militar através da CIPAMA tem alcançado junto à opinião pública tocantinense é certamente um grande exemplo para outras instituições do Tocantins e do Brasil. É justamente por conhecer esse sério e importante trabalho da CIPAMA que eu não perco as esperanças nas instituições públicas que trabalham na proteção do meio ambiente.
Quero lembrar novamente que esse problema no NATURATINS deve ser levado à sério, mas quero dizer também que nós não podemos generalizar achando que todas as instituições e pessoas agem da mesma forma. É preciso separar o joio do trigo.

Publicado no Jornal Anotícia, edição n. 189, p. 02, de 21/03/2007. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui