Usina de Letras
Usina de Letras
192 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O roubo da morte -- 18/04/2007 - 17:47 (Nicola Aliberti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Costumo dizer que o Brasil é o país do não pode ter e não pode ser. Diziam os antigos que, por minuto, nascem um otário e dois pilantras para tirar a grana dele. Nas atuais condições, o índice brasileiro decuplicou as taxas de progressão de roubalheira. 1O x 1. Mete-se a mão em tudo. Basta que um cidadão trabalhe e tente melhorar seu nível de vida, para que logo cheguem os sanguessugas, a ladroagem. Tiram-lhe sapato, calça, carteira, carro, casa, mulher, e tudo o mais que houver pela frente. É proibido ter. Ter boas condições de vida material pode ser suspeito. " O Cara tá roubando muito"; "Deve ser burguesinho", dizem. Jamais pode ter sido um trabalhador que batalhou, comprou suas roupas, seu sapato, seu carro ou sua casa bonita. "Está bem ? Algo está errado, é pecado". Essa mentalidade invejosa e desconfiada, creio que tem origens no pensamento jesuítico-católico-medieval-colonial brasileiro. Complexo de culpa pietista.

O caso mais estranho de roubo e sequestro que vi, foi digno do realismo fantasmagórico. No dia 17/04/2007, no Rio de Janeiro, no meio da troca de tiros entre policiais e bandidos, quatro enterros foram cancelados. A morte teve que esperar ? Já eram defuntos, claro... mas...vejam!...até quem está morto é roubado no Brasil!!!Roubaram o ritual da morte daqueles corpos - como poderiam seguir seu destino para o sei lá, quando não puderam morrer em paz ? Roubaram das almas o que lhes é de direito. Um luto honrado e tranquilo para aquelas famílias. No Brasil, roubam até o direito à morte !!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 4Exibido 255 vezesFale com o autor