Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->ZÉ SIMPLÍCIO E O CORONEL -- 28/11/2013 - 14:15 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

ZÉ SIMPLÍCIO E O CORONEL

 

 Zé Simplício fora convidado para a festa de casamento da filha do Coronel, uma graciosa menina que se apaixonara por Calunga, um dos capangas do pai.  Calunga  tomou dois tragos de conhaque na venda – uma pequena mercearia em que os empregados do Coronel abasteciam-se com os vales recebidos em pagamento pelos serviços prestados – e dirigiu-se à sede da fazenda.

- Coroné, com sua lincença! Quero um dedo de prosa com o senhor.

- Pode falar, moleque.

Eu vim pedir a mão de Maria em casamento.

- Não é de bom gosto não, mas se ela estiver de acordo... Venha cá, Maria. - disse o velho, acomodando-se melhor na cadeira, de modo a poder sacar sua arma,  com maior facilidade, se fosse precisar usá-la.

- O senhor me chamou, pai?

- Chamei. É verdade que você está gostando desse traste?

- Pai, ele...

- Ele o quê? Ele te ofendeu? Se ofendeu, não tem casamento; tem velório.

- Não! Calunga perguntou se eu ficava ofendida se me pedisse em casamento...

- E o que você respondeu?

- Eu disse que, se fosse do gosto do senhor meu pai, era do meu também.

- De meu gosto num é não. Eu queria que você se casasse com o filho do compadre Fulô. Mas não posso negar que, se não fosse a ligeireza de Calunga, naquela emboscada do córrego D’anta, hoje eu era um homem morto. Vou falar com sua mãe pra arrumar o enxoval. E você, Calunga, fique sabendo que tá entrando na famia do Coronel Praxedes, e com ele não se brinca!

- Sei, Coroné. Mas eu tenho uma ingigênça

- Você se acha na condição de fazer ingigênça?! Se estiver pensando em passar a mão em minhas terras, só vai ter um parmo delas quando eu morrê!

- Não, senhor; nem penso nisso! Minha ingigênça é que Zé Simpiliço se sente mais nóis na mesa, na festa do casamento. O senhor sabe que ele é meu amigo do peito; já se arriscou muitas vêis pa sarvar minha vida.

- Pois você mesmo convide seu amigo. Por meu gosto, nenhum pé-rapado  se assentava em minha mesa. Já basta você, um desgraçado, entrando na famia do Coronel Praxades.

- Tem mais uma coisa...

- O que é agora, selvagem?

- Eu queria que o senhor deixasse eu prantarmandioca no formigueiro da Maria.

- Sê besta, moleque! – disse o Coronel, simulando sacar o revólver.

- Queta, Coroné! Eu nunca tirei minha arma da cintura qui num saísse fumaça  do cano dela. Intão, o senhor se aquiete com essa valentia!

- Tô brincando, moleque! Eu sei que você quer fazer uma lavoura na roça do barreiro. Pode fazer; ela é mesmo de Maria. Você, casando com ela, naturalmente aquela gleba fica sendo sua, mas só de boca, não dou documento não.

No dia da festa, mesa posta, vestido de gibão e espora no pé, Zé Simplício acomodou-se numa das cabeceiras da mesa. O Coronel, sentindo-se ofendido,  cochichou-lhe ao ouvido: “De dois mês pra cá, tô lhe pagando em dinheiro, e você não comprou um paletó?”

Sem nada dizer, o convidado levantou-se. Lembrara-se de que, há poucos meses, um vaqueiro da fazenda vizinha havia se casado; portanto, possuía um terno e, quem sabe, emprestaria. Hora e meia depois, Simplício retornou de terno e gravata. Sentou-se e começou a encher os bolsos do paletó com carne, arroz e tudo da mesa. O Coronel, bufando de raiva, gritou:

- Simplício, ora essa! Por que você não come?!

- Como não, Coroné! Eu não fui convidado; meu paletó é que foi. Intão, é ele quem deve cumê!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui