Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Manchetes -- 12/01/2000 - 20:52 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há uma técnica simples para saber se devemos ou não fazer alguma coisa. Imagine a manchete que os jornais publicariam se o fato fosse publicado. Bem, se o fato é impublicável, em geral é melhor não fazê-lo. Mas há exceções é claro. Se você está correndo muito lembre que no dia seguinte pode sair no jornal MOTORISTA NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS, ou pior, MORREU MAIS UM NO TRÂNSITO. Você reduzido a um "mais um". Se está com a família: FAMíLIA INTEIRA HOSPITALIZADA APÓS ACIDENTE. Melhor não correr tanto.

Se você está em vias de se tornar inconveniente, lembre da manchete. DOIDA ENTRA NO ESCRITÓRIO FALANDO BESTEIRA. Ocorreu outro dia. Uma doidinha entrou no escritório para negociar duas linhas telefónicas, elogiou o quadro de Edgar (o cavalo que fica na pequena sala de reuniões), mas já se deu mal quando chamou nosso óleo sobre papel, um Martorelli legítimo, de desenho. Vá lá, perdoe-se considerando o gosto pelos cavalos em geral. Depois disse ter uma meia dúzia de cavalos pelos quais é fascinada. Até aí, ia mais ou menos. Mas depois comprovei que de fato deve ter os cavalos de que falou. Falou "bosta" tantas vezes e relinchou tanto para os subordinados que não restou dúvida. Na realidade restou. Não ficou claro se a moça era dona ou integrante da equipe de equinos. Com tanta bosta no ar, por via das dúvidas me afastei um pouco. Melhor não arriscar. Boa negociante a moça, deve ficar rica em breve. Talvez já seja. Mas a manchete podia ser ainda pior: DOIDA JOGA BOSTA NO VENTILADOR.

Ai de você quando está procurando uma cesta de lixo e, sem encontrar, fica tentado a jogar o papel no chão. Lembre. A manchete pode atacar: PORCALHÃO JOGA PAPEL NO CHÃO.

As situações são muitas e se aplicam a todo instante. É preciso estar alerta, pois, por assim dizer, a manchete pode atacar a qualquer momento.

Claro que, mesmo imaginando a manchete, tem certas coisas que você não vai deixar de fazer, mas sempre é bom ter cuidado. Comer aquele terceiro pedaço da torta, pode custar caro: GULOSO COME TODA A TORTA ou GORDÃO TIRA O DOCE DAS CRIANÇAS ou ainda, DE QUE ADIANTA O REGIME?.

A noite requer cuidados especiais, pois sempre existe a possibilidade de ser necessário sair correndo. Um assalto, um terremoto ou um sonho com Sérgio Naya (ninguém está livre). Por isso deve-se ter o maior cuidado com o traje noturno. Inajá diz que a mãe dela exigia as roupas de dormir alinhadas pois, sempre há a hipótese de uma visita inesperada de um médico.

- E se vier um doutor, o que pensará?

Nestes tempos de TV ao vivo diretamente da tragédia, se é necessário sair às pressas, o mico pode exigir seu pagamento na mesma hora e, certamente será reforçado no dia seguinte pela manchete: CUECA NÃO COMBINA COM A CAMISETA ou NÃO SE DEVE DORMIR DE MEIAS. Naturalmente, a sua fotografia ao lado.

Pode ser pior é claro, se você esquecer de tirar a máscara da Tiazinha.

Escrita em 15.10.1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui