Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->APOSENTADORIA -- 12/02/2003 - 22:57 (CARLOS EFFORI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
APOSENTADORIA



Ao reiniciar em 15 de fevereiro, mais uma Sessão(ano)Legislativa, Deputados e Senadores estarão às voltas com importantes Projetos em pauta. Um deles, autoriza a União, Estados e Municípios a instituírem Fundos de Previdência Complementar para os servidores públicos. O Projeto retira a aposentadoria integral dos trabalhadores do serviço público, os quais passarão a receber sua aposentadoria com o mesmo teto dos inscritos no INSS, que atualmente é de R$1.328,00. Como o próprio nome diz, o projeto trata de complementar os benefícios concedidos pelo RGPS- Regime Geral da Previdência Social. Exemplo: se um trabalhador ganha R$2.000,00 mensais, ao se aposentar teria um benefício máximo no valor de R$1.328,00. Entretanto, se o trabalhador for participante de um plano de previdência complementar, sua aposentadoria poderia ser complementada em R$672,00. O Governo insiste e insistirá nesse Projeto mas, dificilmente o mesmo será aprovado, afinal, o Inciso IV, do Parágrafo 4º, do artigo 60 da Constituição, proíbe a deliberação sobre Proposta de Emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais. O projeto ofende também a Constituição em outro dispositivo: o Inciso XXXVI, do artigo 5º onde a lei não prejudicará o direito adquirido. Ademais, um outro Projeto, regula a organização e o funcionamento dos FUNDOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR no Brasil, e, como todos sabem, essas entidades causam certa desconfiança e desassossego nas pessoas. Lembram-se da CAPEMI ?; responsável por frustrar ou melhor, lesar inúmeras pessoas que acreditaram na lisura de tais fundos , pensando numa aposentadoria tranqüila. O mais recente rombo de um Fundo, está na página 45 da última revista de Veja, com o título: “desvio de rota”, onde os funcionários ativos e inativos , da empresa envolvida, estão com a pulga atrás da orelha. A dívida atinge 62 milhões de reais que, na pior das hipóteses, acabará sendo paga por eles, com o aumento da contribuição dos ativos e a redução dos benefícios dos inativos. É justo ?? Lógico que não!! Portanto, se o Governo diz que a Previdência Oficial está quebrada, podemos concluir que a Previdência Privada está desmoralizada e completamente desacreditada. A bem da verdade, o Governo devia cobrar severamente dos sonegadores; só os clubes de futebol devem 218 milhões à Previdência Social. Lembram-se da Georgina Freitas e seus asseclas que causaram um tremendo rombo no INSS? Pois é, nós os humílimos contribuintes do INSS , gostaríamos de sentir que o Governo conferisse respeitabilidade à Previdência Social oficial e transmitisse essa confiança aos trabalhadores de hoje e aos aposentados de amanhã, afinal, dinheiro existe, o que falta é um bom gerenciamento. Que Deus ilumine a cabeça dos políticos e elimine esses projetos socialmente perversos. Até a próxima.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui