Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALÔ CONSUMIDOR -- 12/02/2003 - 22:55 (CARLOS EFFORI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ALÔ CONSUMIDOR !!



Paira no ar um estado de “coisas” que atualmente oprime o povo brasileiro .São o número excessivo de impostos; aumento das tarifas públicas(telefone, energia, etc...); aumento dos gêneros de primeira necessidade e tantas outras. Hoje, porém, falaremos sobre “ a maquiagem de produtos oferecida aos consumidores”, onde a quantidade contida na embalagem é diminuída em até vinte por cento, embora os preços sejam mantidos. Exemplo clássico, mais uma vez trazido à tona – esta semana - pelos meios de divulgação , foi o do rolo de papel higiênico, que teve uma redução de dez metros em cada unidade. Outros produtos como, Biscoitos, sabonetes, enlatados e outras embalagens, fazem parte da lista pesquisada pêlos órgãos governamentais. Essa manobra de maquiagem de produtos, tem provocado um desassossego nos consumidores, onde a desconfiança é geral, basta freqüentar supermercados e feiras para sentir a desconfiança dos consumidores junto aos produtos . A quem devemos atribuir esse estado de coisas ?? Não tenho dúvidas de que a resposta está no predomínio absoluto da hipocrisia e da ganância irrefreável das grandes empresas em detrimento do nosso povo pacífico e paciente. O Governo diz que está atento e ouvindo o clamor dos consumidores, haja visto que, a Secretaria do Direito Econômico do Ministério da Justiça já autuou mais de 50 empresas, determinando a retirada dos produtos das prateleiras, proibindo a comercialização e notificando as respectivas indústrias e que tais produtos, uma vez retornado às prateleiras, contenham uma espécie de alerta ao consumidor, com letras e cores diferentes. Parece-me que o Ministério da Justiça será agressivo à essa situação de maquiagem dos produtos, muito embora eu tenha minhas dúvidas em relação ao lobby das grandes empresas, principalmente numa época de campanha presidencial. Todavia, o consumidor continua sendo espizinhado pelas manobras e enfatuação dos maus comerciantes, basta ficar atento as preços que ficam nas prateleiras e aqueles que estão no código de barra. Portanto, de um modo ou de outro, o consumidor que não ficar atento, vai “levar tinta” . Caso isso aconteça com você, lembre-se que uma das justas conquistas da população junto a Assembléia Constituinte, foi o dispositivo constitucional que, depois, criou a legislação sobre o Código de Defesa do Consumidor, o qual tem sido um marco para o cidadão comum, que tem promovido as transformações sociais que a sociedade brasileira exige e merece, e , durante esses anos, o Código tem sido aprimorado com mecanismos contra eventuais prejuízos causados por outrem. Um dos pontos fortes do Código é aquele em que : “ o economicamente mais forte” , tem que provar que não causou prejuízos. Portanto, o Código é uma espécie de Manto Protetor dos Direitos Sociais. Diz o adágio popular que “ a união faz a força”. Assim sendo, se de um lado alguns maus comerciantes praticam a deslealdade , por outro, os consumidores devem “botar a bôca no trombone” e denunciá-los no Ministério da Justiça, como também ao INMETRO- Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ; ao IPEM –Instituto de Pesos e Medidas e ao IDEC- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Que Deus proteja os consumidores e até a próxima.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui