Usina de Letras
Usina de Letras
198 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AFROUXAMENTO EDUCACIONAL -- 12/02/2003 - 22:54 (CARLOS EFFORI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AFROUXAMENTO EDUCACIONAL



A marcha dos acontecimentos que estamos presenciando no setor educativo, diferem em muito, daqueles de vinte anos atrás, e isso, só contribuem para uma coisa: indivíduos menos produtivos e mais ociosos. Escolas estão se abrindo “a torto e a direito” numa pretensa clonagem, e, às vezes, sem estrutura e sem levar em conta os propósitos do exemplo tido; colocam-se com um ar de liberdade mais espontânea com o objetivo único do lucro fácil. A competência administrativa de uma escola, está acima de qualquer ciência, afinal, é na escola que serão forjados indivíduos para uma vida de hábitos de dignidade e felicidade, sem desperdício de tempo . É verdade que podem existir muitas exceções à regra, independentemente de serem escolas fundadas pôr religiosas ou consideradas conservadores, mas a regra geral em relação das escolas da atualidade, é sem dúvida, uma precária vida escolar, com predominância nas escolas públicas, onde também existem exceções, aliás, raríssimas. Estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que houve um aumento significativo de acesso às escolas. Alguns técnicos educacionais, vangloriam-se que os índices atuais de escolarização chegam a ser quatro vezes mais que o da década de 80, entretanto, esquecem (omitem) eles, que os diagnósticos revelam também, que a qualidade do ensino é alarmante e preocupante, com índices de “analfabeto funcional” extremamente elevados. Para o leitor entender melhor, analfabeto funcional é aquele que sabe ler, mas tem uma tremenda dificuldade de entender o que lê. Os técnicos vangloriam-se também, que a população universitária cresceu em 12%, entretanto, é esse analfabeto funcional que chega as Universidades, consegue o diploma para, depois, “rechear o mercado com uma competência de fazer inveja” ( ??) . Portanto, nada temos a comemorar, ademais, a taxa de escolarização no Brasil é das menores da America Latina, senão vejamos: no Chile, Argentina e Uruguai, de cada 100 estudantes, 30 chegam na Universidade, enquanto que no Brasil, apenas 12 chegam. Estamos numa era de incríveis avanços tecnológicos e este novo milênio exigirá muito de todos nós, em todos os aspectos e os estudos e o conhecimento serão investimentos garantidos e de precioso capital. É preciso pois, que as ações governamentais sejam mais eficazes e apresentem uma política que assegure uma qualidade satisfatória de ensino. Todos sabemos que a Educação prepara para a vida, porque então não prepararmos a Educação ?. Que Deus abençôe a todos e até a próxima.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui