Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Gelatina com pizza -- 02/01/2001 - 17:05 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Com os muitos afazeres de Inajá, no fim de semana não posso me negar a assumir algumas atividades caseiras. Neste sábado, além da lavagem de alguns pratos e mais de seis talheres, a mim coube o preparo do jantar. Jantar de sábado com tempo nublado, nada de sofisticado. Para amanhã já está programado o preparo de uma salada de frutas.

Difícil isto de decidir o menu, preparar a refeição da família, considerando sisos arrancados, dietas em andamento, disponibilidades na dispensa. Há muitas condições de contorno a atender. Imagino o desafio para quem tem que fazer isto todos os dias. Não raro, duas vezes por dia. Como sou novo no assunto, me permiti improvisar e correr alguns riscos. Considerando todas as restrições, condições, paradigmas, compromissos, gostos, vontades e demais questões envolvidas, decidi: gelatina com pizza. Se preferirem, pizza com gelatina.

Não, não cheguei ao ponto de inovar na concepção do nobre prato paulista e parlamentar. Nada de misturar gelatina com pizza, se bem que se considerarmos nossa realidade parlamentar a metáfora não é nada má. Mas a questão aqui é o jantar de uma noite de sábado sem maiores pretensões. O cardápio foi pizza e gelatina. A pizza foi servida antes, mas a gelatina teve precedência no preparo. Três sabores, mesclando morango, abacaxi e framboesa, sabores tradicionais quando se fala desta iguaria. A idéia é misturar as cores dos diferentes sabores criando por assim dizer um arco-íris de sabores e emoções. Infelizmente contudo, não dispunha de gelatina de uva nem de laranja e tampouco de limão. Cheguei a procurar em dois diferentes lugares, mas deve haver uma crise na indústria de gelatinas dietéticas. Talvez um excesso de consumo. Não sei, o fato é que em um raio de dez quilómetros as únicas gelatinas dietéticas encontradas foram estas. Paciência!

Se você não sabe preparar gelatina, aqui vão algumas dicas. Concentre-se e repita cinco vezes que você é capaz. Talvez você não saiba, mas você é capaz de preparar gelatinas em vários sabores, ainda que tenha esquecido que 250ml é o popular quarto de litro, ou uma xícara, ou ainda um destes copos comuns de requeijão. Preparar um pote de gelatina é muito mais fácil que fritar um ovo e faz menos sujeira. Confesso que quebrar um ovo e aproveitá-lo pode ser um desafio intransponível. A gelatina não. Tem tudo para dar certo e, convenhamos, um pote de gelatina pode alegrar uma refeição. Você despeja o pó em uma tigela. Depois derrama um quarto de litro de água fervente sobre o pó e mexa de modo a que não fique nenhum caroço. Neste momento você já vai notar algo que realmente se parece com gelatina. Aquela cor natural aparece a partir do pó branco como que por encanto. Mas cuidado, veja que o pó seja diluído perfeitamente. Aí o segredo da boa gelatina. Neste ponto você usa toda a sua sensibilidade, deixe-se levar pelo "chef" que há dentro de você e não tenha medo de ousar. Após, derrame outro quarto de litro de água, desta vez fria ou mesmo gelada. Pronto. A gelatina está pronta. Basta colocar na geladeira e aguardar que ela adquira a consistência característica.

Quanto à pizza, 61 366.4949. São excelentes e tem borda de catupiri.


Escrito em 4.11.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui