Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta Para Os Incrédulos -- 10/02/2004 - 22:32 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ninguém Se Obriga a Acreditar em Deus. Mas...
(por Domingos Oliveira Medeiros)

Ninguém é obrigado a acreditar em Deus. Ou em qualquer idéia, fato ou religião. Mas todos, sem exceção, que somos civilizados, TEMOS A OBRIGAÇÃO de respeitar a crença e a fé dos outros. Até porque, a vida terrena, por si só, não faz sentido sem um propósito divino. Tanto é verdade que, até os mais incrédulos, não escondem o instinto de conservação da vida, que é próprio de todo animal. Nos seres humanos, ele é tão forte que, por vezes, o homem é capaz até de matar.

Mas é outro o instinto que é mais poderoso, e que poucos se atrevem a reconhecer, com medo, talvez, de quebrar a arrogância de sua ignorância: o instinto da eternidade. Todos, a rigor, no íntimo, queremos viver eternamente. Pois a vida, nos moldes aqui da terra, e do jeito que ela termina, não faz qualquer sentido.

Muitas pessoas embarcam em “canoas furadas”. Adeptos de um “positivismo” superado. De que se valem pessoas inteligentes, para criar um encadeamento de idéias que confunde os menos avisados. Até ele próprio. Na verdade, trata-se da inteligência usada para o mal. Não sabem que existem diferenças entre a inteligência e a racionalidade.

Um crime quase perfeito, uma tecnologia de ponta, como a que vimos ser utilizada na guerra do Iraque, demonstra inteligência de quem a produziu. Mas esconde a irracionalidade de seu uso. Esta é a diferença. Só existe a liberdade para o bem. Fora disso, não há liberdade.

Estas pessoas, que insistem em usar o santo nome de Deus ou de Cristo em vão, na verdade, estão fugindo de si mesmas. Ou tem problemas sérios. Vergonha de não poder abrir o seu coração e dizer, alto e em bom tom: angustia-me esta vida. Não faz sentido juntar bens materiais, prestígio e prazeres nesta vida terrena, se não se tem um propósito para além da morte. É muita pretensão julgar que este mundo, tão belo e tão complexo, termine com a morte de cada um de nós. Seria uma grande piada de mau gosto.


Mas a eternidade existe. O caminho é que é diferente do que muitos imaginam. E o caminho passa pelo divino. Pelo desconhecido. Que muitos pseudo-intelectuais acham graça, num ar misterioso de superioridade em relação aos demais semelhantes.

E, ao invés de usarem a inteligência para produzir positivamente, se entregam a obsessiva e repetitiva angústia de tentar denegrir a imagem de Cristo. Não se sabe com que propósito. A não ser o de parecer diferente. Pobres criaturas. Não sei se dormem direito. Ou se, na dor e na doença,encontrarão abrigo, paz e conforto. RESPEITO, É O MÍNIMO QUE SE PODE ESPERAR.

Afinal, fica a pergunta no ar, para os descrentes: qual o verdadeiro sentido da vida? E por que, justo as pessoas que dizem não acreditar no divino, não passam um segundo sem tocar no assunto? Fazem do assunto seu tema constante. Medo da verdade? Pois eles não encontram respostas para suas angústias, e nem admitem que “sentem”, no íntimo, a força da Verdade. Deus.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui