Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ética e salada mista -- 04/02/2007 - 21:09 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
31.01.2007 - 481 - NR

A gente às vezes não nota, mas a ética é algo como uma salada mista. É, salada mista, alface, tomate, cenoura, pepino, beterraba, rúcula e o que mais se queira. Batata pode, mas poucas e pequenas. Não se está aqui falando da famosa salada de batata, a chamada salada de maionese, tão cara aos políticos de todas as cores. Fala-se da salada mista, diversificada, sem, ou com um mínimo de carboidratos, saudável.

A salada mista, como a ética, é algo que ninguém contesta, embora nem todos adotem e poucos a compreendam em sua plenitude. Na frente das crianças e em jantares de cerimónia todos enchem o prato de salada tentando demonstrar que são politicamente corretos, que cuidam da alimentação. Sempre há quem acredite e tente imitar. Mas não sabem os crentes que na saída estes propagandistas da salada mista passam na lanchonete para um saboroso e grande sanduíche. No campo da ética, estes fazem ao contrário, ficam com as verdes.

Outro dia, alguém que não lembro, serviu-se de salada deixando fora a rúcula, logo a rúcula, tão em moda. Disse que lhe fazia mal. Mas o segredo da salada está na sua diversidade de cores, no detalhe dos temperos. Deve-se evitar a meia-salada. Com a ética não é diferente, muitos alegam motivos variados para a própria dispensa. "Só desta vez", "assim já é demais", ou "se não for eu será outro, eu pelo menos...", dizem os adeptos da meia gravidez.

Mas não desanime. Felizmente, parece haver um movimento lento no sentido da salada mista e cada vez mais há quem a aprecie, cada vez com menos resistência e exceções. Apesar dos exemplos que se vê na televisão, vagarosamente o consumo de salada mista, salada verde e suas variantes vai aumentando. A salada de batata, com suas gorduras e carboidratos e seu volume no estómago, a despeito de seu encanto, vai perdendo terreno para alternativas mais leves.

Devagar é claro, nem todos ainda perceberam das vantagens da salada mista para si mesmo, anda acham que é bom só para os outros..

Com a ética não tem sido diferente. Tem?


___________________________________
O autor mantém uma lista de leitores que recebem suas cronicas assim que são escritas, não raro ainda com muitos erros. Para inscrever-se basta enviar solicitação para renato.rossi@terra.com.br. Para sair, o procedimento é o mesmo sem demora ou questionamento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui