Usina de Letras
Usina de Letras
227 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Falando de Saudade -- 08/02/2003 - 22:21 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falando em Saudade

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Saudade, de novo e agora. Saudade, já nem me lembrava. De quando tu fostes embora. No dia em que ela voltara. Saudade, de novo, voltastes. A ausência que incomoda. Saudade, nem te reconheço. Embora por ti tenha apreço. Talvez por isso a mereça. Nunca me abandonastes. Saudade, afinal, quem és tu? O que desejas de mim? Esta saudade eu conheço. A saudade que vai e vem. Essa eu conheço bastante. Já te peguei em flagrante. Quando ela bem distante. Deixou-me contigo a chorar. E pude então aprender. E posso agora ensinar.



A saudade é a dor da partida. A dor que não foi embora. Saudade é o querer sofrido. Saudade, um choro, um gemido. Um desejo reprimido. Um falta sem sentido. Saudade, doença sem cura. Crônica e persistente. Saudade tem nome e tem cheiro. Saudade é a dor do ausente. Não me canso de falar. Perfume e calor ardente. Guardados na nossa mente.



Dizem os mais entendidos. Que a saudade mata a gente. Com saudade a vida pára. Falo com sinceridade. Com saudade, não se vive. Quando muito, pela metade. Pela outra ter partido. Saudade é o calar sufocante. É o choro e o pranto. É o próprio desencanto. É vontade de morrer. Envolto em boas lembranças. Misturado com o medo. De ter sido esquecido. Saudade é a dor presumida. Desde a hora da partida. É ferida que não sara. Sem a presença devida.



Saudade é solitária. Um nó seco na garganta. Saudade, não adianta. É como a seca do nordeste. Tem-se que conviver com ela. E torcer para que a chuva. Volte logo e nos alegre. E nos faça renascer. A planta bem aguada. Que nasce dentro da gente. Regada com muita lágrima. No meio da madrugada. A saudade não tem sol. Saudade também não brilha. Saudade é como a sombra. Quando escurece, assombra. E a gente perde a trilha.



Saudade é solidão. A solidão esperada. A solidão fabricada. A solidão inconformada. Saudade, ninguém esconde. Saudade é sempre saudade. Consola e não agrada. Saudade demora mais. Demora pra ir embora. Seja um dia ou um ano. De saudades tanto faz. A saudade é dor infinda. De um momento ou de alguém. Saudade, por fim, não discuto. Na sabedoria do povo. Saudade, diz o matuto. É vontade de ver de novo.





Domingos Oliveira Medeiros

08 de fevereiro de 2003









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui