Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reféns da realidade -- 08/02/2003 - 19:34 (Celso Augusto Uequed Pitol) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O genial cartunista hispano-argentino Quino é autor de uma tira em quadrinhos que confronta Mafalda, a protagonista, e Susanita, a jovem fútil e interesseira. Diante do manancial de notícias ruins que corria da boca da amiga, Susanita respondia: “ainda bem que o mundo fica lá tão longe...”.

O mundo, claro está, é o palco dos assassínios, dos assaltos, da violência, das barbaridades de toda ordem que, mais tarde, tornam-se manchetes de jornal. É onde o rio da História corre, tingido em alguns trechos por sangue e lágrimas. A realidade, enfim.

Susanita negava-o. Sua condição de membro da então feliz e segura classe média argentina (a tira data dos anos 70) lhe permitia, ao menos mentalmente, guardar distância do que lia nas letras grandes do Clarín e do La Prensa, os maiores jornais de seu país. Mais: de dentro de seu confortável apartamento, com um bule de chá a esperar-lhe, o mundo pouco lhe poderia interessar, isto é, preocupar. A sua situação, e a de todos que estavam à sua volta, permitia tais arroubos de alienação, indiferença e inconsciente alívio. Era-lhes permitido ignorar.

Hoje, vivendo entre nós, já não poderia faze-lo. A própria Argentina de Quino (um dos tantos rio-platenses que emigraram para a Espanha) não existe mais e não admitiria julgamentos que colocassem o mundo “lá tão longe”. Que dizer, então, de nós, historicamente imersos em, e componentes de, uma sociedade insustentavelmente desigual, assustadoramente violenta e tragicamente injusta, onde a realidade não existe através do jornal, lido pela minoria letrada, mas bate à nossa porta (nós, a classe média) através da maioria iletrada. Abrimo-la, e, ao mesmo tempo, tomamos contato com o mundo, que agora está “aqui perto”, e passamos a fazer parte dele. Somos, então, reféns da realidade e das suas vicissitudes, mantidos sob o jugo do que se nos apresenta: uma mira dum revólver ou o fio de uma faca.

Tudo isto, é claro, não passa de divagação retórica baseada em um jogo de imagens e palavras, que, ao contrário do que se objetiva, acaba por atenuar a violência do que é fático. Na verdade, não atenua. O Brasil de hoje não autoriza a contemplação ou a reflexão num bom português; exige, isto sim, e com urgência, a ação.



Celso Augusto Uequed Pitol

uequedpitol@bol.com.br





















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui