Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Somos filhos de Adão e Eva ??? -- 23/01/2007 - 10:52 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOMOS FILHOS DE ADÃO E EVA ???

No último sábado eu resolvi fazer uma visita a um amigo. Nesse objetivo, eu fui até o ponto de ónibus mais próximo de minha casa para pegar uma lotação, mas, não sabia que, naquele lugar, presenciaria um acontecimento bastante marcante.
Alguns instantes após a minha chegada ali, um casal se aproximou e sentou ao meu lado. E, em seguida, eles iniciaram uma conversa longa que tratava de um tema bastante polêmico: "a origem da vida e a criação do Homem".
O primeiro a iniciar sua argumentação foi o rapaz. Ele era loiro, bastante alto, estava trajado em estilo social e tinha nas mãos alguns livros e uma Bíblia. Durante toda a primeira parte do diálogo, a moça que o acompanhava esteve atenta e participativa. Ela tinha um biótipo bastante diferente em relação ao rapaz. Sua estatura era mediana, tinha pele cor de jambo, cabelos cacheados e um sotaque característico da região Nordeste do Brasil. Além disso, suas roupas tinham um estilo mais despojado, com cores e formas atraentes.
Como pude perceber logo, aquele casal não tinha apenas personalidades e gostos diferentes, pois, além dessas diferenças, cada um deles apresentava uma idéia totalmente diversa acerca do tema abordado.
O rapaz iniciou sua argumentação apresentando a mais popular teoria cristã acerca da origem do universo e da humanidade. Conforme suas próprias palavras, ele é adepto da "Teoria do Criacionismo", que versa acerca da origem da vida como sendo fruto da ação divina.
Para ele, o universo foi criado em seis dias e todos nós somos filhos de Adão e Eva, que após terem sido expulsos do Jardim do Éden, deram origem à humanidade como a conhecemos. O Jardim do Éden estava situado na região do Oriente Médio, onde atualmente estão o Estado de Israel e diversos países árabes, como por exemplo, Irã, Iraque e Arábia Saudita. A partir dessa região, os descendentes de Adão e Eva saíram para povoar o mundo todo, o que nos torna, portanto, irmãos e irmãs, todos filhos de um mesmo casal.
Nesse instante, eu já não estava mais preocupado com o atraso do ónibus. Na verdade, estava desejando que ele demorasse mais um pouco, pois estava curioso para saber qual seria a opinião dela.
Após ouvi-lo atentamente, ela então começou a apresentar suas idéias. Para ela, o mundo e todos nós tivemos uma origem totalmente diversa daquela narrada anteriormente. Para justificar tal idéia, aquela moça apresentou uma série de argumentos recheados de termos técnicos e expressões, para mim, desconhecidas e um pouco estranhas. Mas, de modo geral, ela disse que a origem do universo remete a um passado distante, passando por diferentes fases, cheias de eventos complexos. E, enfatizou ainda que, durante todo esse transcurso, desde seu início até o surgimento do Homem, não houve interferência de nenhuma força sobrenatural, ou seja, nada disso foi fruto da ação divina.
Aqui, estou apresentando apenas alguns poucos detalhes dessa conversa, pois, conforme meus cálculos, todas colocações e argumentações demoraram cerca de 40 minutos.
Mas, ao final de tudo, eu saí dali com uma grande lição que quero carregar por toda a vida. O que mais me marcou naquela conversa não se trata de nenhuma das justificativas apresentadas, mas do comportamento que eles apresentaram frente a um tema tão complexo como esse.
Eu já havia presenciado inúmeras situações de amigos e conhecidos debatendo acerca de temas complexos e polêmicos como esse. Já vi inúmeras pessoas tratando de assuntos ligados à religião, política, futebol, sexualidade, aborto, pena de morte, eutanásia, e o que recordo é que, na grande maioria das vezes, as pessoas perdem as estribeiras, partindo para xingamentos e ofensas verbais, e em alguns casos, até para agressões físicas.
Mas, naquele dia, tudo foi bastante diferente. Ambos apresentaram suas idéias com clareza, convicção e, o mais importante de tudo, com educação e respeito, demonstrando que independente das divergências que temos acerca do passado, cada um de nós deve estar consciente que o nosso futuro depende de nós. E, se queremos viver num mundo melhor, nós precisamos buscá-lo agora, começando a respeitar as diferenças e querendo viver em harmonia com nosso próximo.

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 09, p. 03, de 30/05/2007. Gurupi - Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 289, p. 10, de 05/12/2008. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui