Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O crente fantasma. -- 22/01/2007 - 10:48 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O CRENTE FANTASMA

Logo após o Natal, eu fui convidado a participar de um culto religioso, que ocorreria exatamente na virada no ano, no Reveillon.
Entusiasmado com a idéia cheguei bem adiantado na igreja e, enquanto esperava o início do culto, comecei a ler algumas passagens da Bíblia, mais especificamente nos Evangelhos do Novo Testamento.
No meio de tantas narrativas interessantes, eu li uma que chamou minha atenção e me fez meditar. Nela está escrito que os discípulos, ao verem o Senhor Jesus andando sobre as águas do mar da Galiléia, ficaram aterrorizados e exclamaram: é um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. (Mateus 14:26).
Para a maioria das pessoas ver um fantasma, certamente, não é algo nada corriqueiro, nem muito menos pode ser considerado como agradável.
Quando os discípulos gritaram, eles estavam demonstrando todo o temor e desconforto que se pode ter com a visão de um fantasma. Mas, o que mais me surpreende é que, nos dias de hoje, muitas igrejas estão repletas de fantasmas e praticamente ninguém parece estar incomodado com isso. Na verdade, na maioria das igrejas que conheço, elas têm sido frequentadas apenas por fantasmas; e nada mais que isso.
Talvez, nesse momento, você esteja pensando que quando eu digo que as igrejas estão cheias de fantasmas, eu esteja tratando de seres sobrenaturais, espíritos, encostos, almas penadas, anjos caídos, demónios ou outros entes espirituais. Não se trata disso, pois eu estou me referindo às pessoas, de carne e osso, que por diversos motivos se comportam como fantasmas. Vou tentar ser mais claro, para isso vou relembrá-lo sobre uma personagem muito frequente no serviço público.
Como todos nós sabemos, no serviço público existem os "funcionários fantasmas", ou seja, aquelas pessoas que não comparecem para prestar nenhum tipo de serviço no seu departamento ou setor de trabalho. O único vínculo que essas pessoas possuem com as instituições nas quais estão lotados trata-se do salário que recebem. Os "funcionários fantasmas" não se importam com nada mais a não ser com o salário que recebem.
Da mesma forma tem ocorrido nas igrejas, onde existe um grande número de fantasmas, que só aparecem nos finais de semana, nos feriados (Semana Santa, Páscoa, Natal etc.) ou em datas especiais (casamentos, batizados, santa ceia, consagrações etc.).
Essas pessoas só querem as benesses e dádivas divinas. Elas se esquecem que a Igreja é um "Corpo", e que cada pessoa é um "membro" desse "Corpo". Todas as partes de um corpo devem estar juntas, em sincronia, para que funcionem adequadamente.
Da mesma forma que é ilegal e imoral que uma pessoa no serviço público se comporte como um "funcionário fantasma", na Igreja do Senhor, cada um deve cumprir o seu papel, exercendo suas funções e participando de forma presencial.
E, vale mencionar também que, além do fantasma na Igreja, existe outro tipo de pessoa bastante comum. Trata-se daquele que gosta de ficar apontando o dedo, fazendo acusações e condenando os outros. Para tais pessoas, eu relembro que até os apóstolos se enganaram, apresentando uma opinião equivocada acerca do Senhor Jesus, pois eles pensaram que se tratava de um fantasma.
Viver a vida em Cristo implica em estar comprometido com outras pessoas e com Sua Igreja. E, para ser plenamente digno das bênçãos de Deus, cada um de nós precisa estar disposto a renunciar em prol de todo o "Corpo".

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 05, p. 03, de 19/01/2007. Gurupi - Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 294, p. 07, de 23/01/2009. Gurupi - Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Pararijos, edição n. 06, p. 03, de 18/02/2010. Breves - Estado do Pará.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui