Usina de Letras
Usina de Letras
212 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conheça a ti mesmo-O inconsciente -- 07/02/2003 - 02:05 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não é possível falar de autoconhecimento sem conhecer a parte mais importante de nossa psique: o inconsciente.

Compreendendo a origem de alguns conflitos emocionais é possível libertar-se deles ou amenizar sua influência. Às vezes, para entender o que ocorre conosco é preciso identificar, além de tudo o que sabemos, lembramos e guardamos no consciente, também e principalmente, o que está depositado no nosso inconsciente - lugar de nossa psiquê que guarda tudo aquilo que não "queremos" lembrar.





No inconsciente ficam os conteúdos que alteram e influenciam o comportamento, tudo que é considerado agressivo à consciência. Tais lembranças são reprimidas no inconsciente como forma de defesa e censura interna. Pode-se dizer que o inconsciente é semelhante a um porão onde se guarda tudo que não queremos ver e onde há bem mais coisas que imaginamos.





É o lugar de despejo e que nem sempre se limpa. Ou seja, as imagens, pensamentos e idéias esquecidas não deixaram de existir, apenas foram reprimidas no inconsciente. A qualquer momento, às vezes depois de muitos anos, mediante um fator desencadeador, podem ressurgir, provocando certas reações e comportamentos que não entendemos. Não se trata de adivinhações, mas de ciência e estudos do funcionamento da psique.

O consciente refere-se ao lado esquerdo do cérebro, que corresponde à razão.

O inconsciente refere-se ao lado direito do cérebro, que corresponde à emoção.

O objetivo é equilibrar os dois hemisférios, direito X esquerdo, consciente X inconsciente, razão X emoção.

Para entender como ele pode se expressar, considere as explicações abaixo:



- Linguagem simbólica





O consciente possui sua própria linguagem e se comunica através da palavra. A linguagem verbal é o instrumento do pensamento lógico, das elaborações do raciocínio. Não podemos querer compreender o inconsciente com essa mesma linguagem, pois o inconsciente tem uma linguagem própria, que é a linguagem simbólica, ou seja, a representação de algo. Por exemplo: o coração significa amor. Assalto pode significar agressão, violência. Tudo pode ter uma relação com nossas emoções.





E o que significa mar para você? Pegue um papel e anote todas as palavras que vierem à sua mente e depois você irá entender qual a relação do mar com tudo isso.



- Exercício:



Anote qual a simbologia do mar para você:



Mar significa:





Há dois tipos de simbologias.



- Simbologia Universal





É a linguagem que é conhecida por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Ou seja, a palavra mãe para qualquer pessoa significa aquela que gera.



- Simboloia Pessoal



Difere da universal, pois o diferencial aqui é o significado que tal coisa ou situação tem para determinada pessoa e não para toda e qualquer pessoa. O que vale na simbologia pessoal é o significado que há para você. O que significa mãe para você? Essa é a simbologia pessoal.

Por exemplo, a palavra mãe para um pode representar aquela que acolhe, alimenta e protege. Para outro, pode significar exatamente o contrário, aquela que abandona, humilha, despreza.

A simbologia pessoal é totalmente influenciada pelo histórico de vida de cada um, por isso quando for fazer qualquer interpretação do seu inconsciente é a simbologia pessoal que deve ser considerada, como no caso dos sonhos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui