Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Sem sentido -- 03/02/2004 - 08:57 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A loucura foi sempre algo que me atraiu bastante, sempre acompanhei de olhos e ouvidos bem abertos àquelas pessoas que andam pela rua falando sozinhas ou com algum tipo de tique nervoso, quantos mendigos e andarilhos eu vejo por aí que parecem que vivem em outro mundo e não estão chorando pelos cantos apesar de pedir e esmolar.
Sabemos que durante muitos anos a humanidade cometeu terríveis e atrozes perversidades com as pessoas consideradas loucas e isso se deve em parte a ignorância com o que estavam lhe dando e em parte pelos mitos ligados a esse assunto.
Mas o que é loucura sobre o ponto de vista psiquiátrico?
Loucura é quando se perde ou diminui de forma importante o contacto com a realidade, ou seja, os conteúdos da mente prevalecem sobre a capacidade de incorporar a realidade. As principais características de uma pessoa "louca" são as alterações de pensamento, de percepção (alucinações auditivas e visuais ){ouve ou vê coisas que não existem}, afetivas (ansiedade exagerada, embotamento afetivo etc) e manias, todas que você imagina.
Mas até que ponto as pessoas podem ser consideradas normais? E quem não tem uma mania ou algo que não se encaixe nos padrões normais? Até que ponto nós não criamos uma realidade só nossa para nos fazermos felizes do nosso jeito e perdemos contato com a realidade externa?
Como eu havia dito antes a humanidade barbarizou muitas pessoas que nunca foram loucas apenas viam a realidade de uma forma diferente do normal e por isso foram lobotomizadas( separação dos hemisférios cerebrais), sofreram com eletrochoques, mulheres paranormais eram consideradas bruxas e queimadas em fogueiras, epiléticos sofriam maus tratos por serem considerados aberrações e “coisas do demônio”, só para ficar em alguns exemplos.
Suspeito no mais profundo da alma que alguns loucos são pessoas como nós e estão apenas num estado alterado da consciência, são seres humanos que não concebem a realidade como nós e aqueles que ficam internados vivenciam grandes sofrimentos e profunda solidão, isolados da vida mundana por não poderem mais, segundo a ordem psiquiátrica, conviver em sociedade .
Nas instituições psiquiátricas do mundo inteiro são rotulados como seres embrutecidos e absurdos, que não tem inteligência e não são racionais, eu discordo totalmente, pois já vi obras de arte de pessoas loucas e internadas em hospícios incríveis .
Dito tudo isso e colocando no contexto do que vou escrever, porque se alguém ler algo sem nexo vai pensar que enlouqueci, mas na verdade o espírito é quase esse.
Em nome de toda arte que eu não entendo ou não consigo ver o verdadeiro sentido, como Picasso, Salvador Dali, Raul seixas,Nelson Rodrigues e coisas que os valham.
Contestando tudo e todas as regras vou escrever algo sem nexo, misturar realidades, porque eu acho uma arte ser louco nesse mundo maluco e homenageando um rapaz que fala sozinho na rua aqui perto de casa, mesmo ele dizendo coisas desconexas e aparentemente sem nexo nem tudo é sem sentido, já vi pessoas que se acham normais mais loucas que ele, a vida enlouquece e as vezes a gente nem enxerga isso.
Só mais uma coisa normal, quando era criança eu tinha uma mania eu conseguia distorcer a visão de uma maneira que enxergava tudo embaçado, eu achava que isso eram super poderes, ainda hoje consigo fazer isto, só que hoje cada vez que faço, eu me lembro que tenho que usar óculos, agora um pouco de loucura para me sentir normal.
Se 10 é um numero eu sou 5 letras porque o amor fere os pés descalços e tenta recompor a glicose com o doce dos beijos, tudo isso não aconteceria se a nasa não tivesse inventado a lua cheia.
Agora é inegável que um porco sujo é mais limpo que um rato de laboratório, acho que precisei nascer umas três vezes para ver isso, eu e o Djavan, às vezes penso que o controle remoto só dá remoto controle, também com Tony Ramos num cavalo até eu.
Diga-me se colocar um sapato de cada cor é loucura, usar sapatos que parecem de bruxa também é, mentir quando todo mundo sabe a verdade também é e almoçar mais tarde no domingo também.
Tem gente que se acha tão santa e certa que servia pra ser Pokemom de Jesus, Fred e Daniela Mercury deveriam se casar numa sauna, tem gente que se acha tão bonita que serve para ser Mona Lisa de morcego e tem gente que se acha tão esperta que deveria freqüentar baile de formatura de muriçoca.
Ah se eu pudesse ser as letras dos Beatles poderia ficar dentro de discos velhos guardados numa velha estante para ser descoberto por um jovem de 17 anos e reviver de novo.
Agora só fiquei louco por:
A- Por ter usado gravata amarela B- ter prendido a respiração quando era criança C- gostar de vermelho D- comer maça o fruto proibido E- achar que a minha vida é uma “matrix” F- na minha festa de 15 anos dancei rock ao invés de valsa G- Por não usar a tesoura só para cortar H- por gostar de falar gírias I – ter raspado o cabelo mais de vinte vezes J- Por querer ser maior sem poder ser L- Por querer ter nascido cego, surdo ou mudo M- por achar que o caos é natural N- por achar que a dor as vezes dói menos que a felicidade O – Por achar essa história de politicamente correto uma palhaçada e castração P- Por preferir conchas da praia aos diamantes Q- por ter mais equilíbrio em cima do muro do que no chão reto R- por pensar mais do que falar S- por ver mais de olhos fechados do que de abertos T- pela minha música preferida agora ser “Lucy In The Sky With Diamonds” U- por sempre querer saber o porque V- por acreditar em amor Eterno e não acreditar no tempo X – por preferir ser chuva ao invés de nuvem Z- por preferir apagar o fogo ao invés de deixar queimar.
Cuidado se você tiver algum desses sintomas estará louco como eu, afinal para que foram feitos os pijamas? Garanto-te que não foi só para dormir...

FALE COM O AUTOR:
p align="center">MEUCAMINHAR@YAHOO.COM.BR




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui