Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Os "Piroquentos" -- 05/01/2007 - 18:15 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Perdoem-me os leitores que em época de ainda reflexiva e meditabunda paz eu utilize este termo, aparentado com o calão do portuga, porém é o termo que me ocorre para caracterizar os pseudo imortais armados em mentes brilhantes com os seus drrrrrrrrrrrr e extensos, assim como Mestraria e doutoria pela pilha de réplicas que tão bestialmente exibem.Tanto estes são os "piroquentos" como aqueles que os adulam, julgando ter crescido na hierarquia existencial.Que ridículas cenas...de um teatro com sabor a umbigo e à máxima esmagadora de que não me importo que o irmão morra, o que quero é que a minha vida corra!Dá-me náuseas...aqui o galo caseiro fala em "aragem" quando eu me debilito e vou mesmo descansar o esqueleto na cama em sorumbático mutismo, porque não há pachorra mesmo, ver que cada dia dão mais valor ao que está por fora, se póem à defesa contínua através de comportamentos que intitulo de "piroquentos", isto é, armados em, pavões do nada ser...sinto até vergonha que a espécie humana faça destas figuras tristes!Que queiramos progredir, que queiramos partilhar conhecimentos, que queiramos ser cada vez melhores,óptimo,todavia quando este partilhar se torna "mostrar", "arrotar nenhures" na platéia de lambe-botas, a história torna-se outra e cheira muito mal, daí a ligação com o membro masculino,no seu sentido mais baixo("piroca"). Tresanda...porém o mais curioso é que nem o "piroquento receptor, nem o "piroquento "emissor se dão conta desta caricata hipocrisia.Já disto falava Eça de Queirós...e o Ramalho Ortigão nas suas "Farpas"...um século decorrido nos meandros da social burguesia eles aí aparecem a fazerem de palhaços: ocos, ocos...e nada mudou apesar das indumentárias modernas, das modalidades sexuais livres.A mente,essa embruteceu...julgo que por cansaço, julgo que por invalidez,julgo que por falta de Amor por si e pelo próximo.
Com receio de tornar-me uma "piroquenta" recusei um almoço de gala,selectivo, altamente discriminativo na douta Universidade do Minho e senti-me feliz quando cheguei a casa e comi umas pataniscas num pão com sabor a consciência tranquila, pois porque presido a uma escola não tenho que fazer de conta que estou com a nata intelectual naquele caso tão invulgarmente reunida.
Confesso que só Deus e o seu Filho Homem, Jesus Cristo é que me impressionam, todo o resto são homens como eu...com os quais quero interagir em Harmonia,numa vida simples...sem tacões e "piroquentas"manias.Com esta atitude tenho vivido momentos de muito engrandecimento essencial e cada dia esforço-me por SER porque inerente aparece uma mão cheia de dádivas...Nesta véspera de Reis meditem sobre a "piroquenta" sociedade e riam-se do seu cómico...aproveitem amanhã para abdicarem e serem reis de vós próprios.

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui