Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O legado do porquinho Totói -- 16/07/2012 - 16:45 (Manoel de Oliveira Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Era uma vez... um lugar bem bonito e feliz, onde os porquinhos viviam felizes e livres, mas... as 3 horas da manhã de um determinado dia, um porquinho chamado “Totói” teve um terrível pesadelo, com um bruxo que tinha espalhado panfletos por todo o vilarejo dizendo: “Tiro todo tipo de encosto, feitiço, frieira, bicho-de-pé, diarréia, tiro mal olhado; tiro piolhos e jogo aos porcos!”. O porquinho, logicamente, desperta de seu pesadelo super assustado e para não gerar pânico resolve “se mandar”, vai até seu pai e pede sua parte na herança, a parte que lhe cabe por direito, então, despede-se de todos, sem dizer o motivo, e vai embora. Pela manhã, já longe da fazenda, o porquinho admirava radiante o nascer do sol em baixo de uma arvore de Oliveira, no alto de um grande monte, mas, de repente, nosso querido porquinho recebe uma terrível “Pedrada” na cabeça, por acidente claro, era DAVI que tava treinando ali pertinho antes de enfrentar o Golias, por razão da pedrada, o porquinho então cai do despenhadeiro do alto do monte, e ao descer rolando morro abaixo ele se bate com Moisés e as duas tábuas de pedra dos 10 mandamentos e lá se vai Moisés, as duas tábuas de pedra e o porquinho rolando monte a baixo, Moisés para um lado, as 2 pedras com as inscrições dos 10 mandamentos para outro e o porquinho Totói, escorrega por uma vala, se bate numa rocha que “brotava água” e é engolido por um buraco, indo pra dentro de uma caverna, caindo na cabeça de Daniel na cova dos leões, após ser salvo junto com Daniel, Totói vai até um rio, onde bebe um pouco de água e toma um banhinho, a direita de onde Moisés fazia os batismos, e passeia um pouco pela cidade, a noite, guiado por uma Estrela Totói inicia de fato sua jornada... junto com os 3 Reis Magos, e depois segue sua jornada sozinho, e visitou muitos lugares, conheceu muitas pessoas, comeu diferentes frutas e comidas, foi a muitas festas e assistiu a muitas peças da Cia de Teatro Thró e certa vez, antes de uma peça, ouviu um conto que falava de um porquinho, com medo de ser confundido, ele corta os cabelos de Sansão enquanto este dormia, e sai disfarçado da cidade, depois, já de forma tranqüila, ele encontra refúgio, paz e tranqüilidade em uma caverna, quando de repente, entram na caverna, deixam um “corpo” lá dentro, fecham a caverna e dizem lá de fora: “Descanse em paz Lázaro!!”. Por ter uma paciência de Jó, e ser muito perseverante, surpreendentemente, quatro dias depois... nosso querido porquinho consegue sair vivo, claro, visivelmente mais magro, Totói sai da caverna e corre em direção a uma floresta a procura de alimento, passa no meio de um campo, atrapalhando o jogo: Tessalonicenses 4 x 0 Coríntios, mas... entrou na floresta e com muita dificuldade encontrou um jardim, “O” Jardim, do Éden, muitas e muitas frutas, ele achou estranho um homem e uma mulher pelados que estavam ali perto olhando pra cara dele, mas ele não tava nem aí, comeu feito um “porco”... até que num determinado momento, sem querer, pisou no rabo de uma serpente e saiu correndo desesperado de susto, resolveu voltar para a cidade e arranjou um emprego na agencia dos correios, todo dia era a mesma coisa: carta de São Paulo aos Efésios, carta de Pedro aos Colossences, muitas e muitas cartas, mas ele gostava, sentia-se útil, importante, suas entregas ficaram famosas por séculos e séculos, mas um dia... chegou o capitalismo desenfreado e a alta tecnologia dos pombos-correio e nosso porquinho começou a passar por situações bastante difíceis, houve até um boato, de que certa vez ele amanheceu na entrada da cidade, abraçado com o “bom samaritano”, mas isso os ajudou, como estavam na entrada da cidade, conseguiram fugir quando o incêndio de Sodoma e Gomorra começou, mas realmente o porquinho Totói passou por épocas muito difíceis, ele foi preso, foi torturado pela ditadura militar, só foi solto após o golpe de 27, e refugiou-se nas florestas por anos, onde adotou as táticas de guerrilha das FARC pra sobreviver, e sobreviveu bem, se adaptando a vida na selva a ponto de sobreviver as 7 pragas: moscas, gafanhotos, escaravelhos, Internet Discada, BBB, Políticos corruptos e “ai se eu te pego!”; porém... com as cidades invadido as florestas, e a Rio + 20, a vida dos animais na floresta tornou-se dificílima, e de volta a cidade, quase virou comida para os soldados romanos, foi perseguido pelos guerreiros Templários, foi atirado do alto de um castelo no filme “Monty Python – Em busca do cálice sagrado!”, sofreu “bullying”, esquecido e negligenciado não apareceu nem nas estatísticas do IBGE, e virou um número no jogo do bicho, num fatídico dia, o porquinho Totói vê numa taberna, pendurada num anzol, uma fatia de Bacon, aquela visão para Totói era como a visão do Apocalipse, a noite, sem conseguir dormir por causa de seus vizinhos que estavam ouvindo “Pablo”, ele realmente teve certeza que a humanidade estava caminhando para o fim, e decidiu parar de escrever o calendário Maia, e ao parar, ouviu um galo cantar 3 vezes, e na manhã do segundo dia, viu Jesus ser crucificado, e depois de ter vivido tantas coisas, passado por momentos tão difíceis, pela primeira vez, o porquinho Totói chorou, chorou muito e também pela primeira vez, decidiu voltar pra casa, para seu lar, para sua família, depois de muitos e muitos anos, Totói entendeu que ali, aos pés do Altíssimo, sua jornada, seu aprendizado, seu amadurecimento, tinha terminado, sem créditos no cartão do vale-transporte e sabendo que R$ 2,50 era um roubo, Totói começa sua jornada pra casa a pé, a parte que lhe coube na herança, 30 denários, já tinham sido gastos a muito tempo, só lhe restara sua saúde, e suas eternas lembranças, e voltando pra casa, o porquinho Totói conseguiu atravessar o mar aberto por Moisés antes dele se fechar, passou 40 dias no deserto, e sobreviveu comendo somente pães asnos e ervas amargas, foi salvo por conseguir beber um pouquinho de água que encontrou dentro de uma bota no meio do nada, perdida por alguém, em contra-partida, teve de sobreviver pendurado do lado de fora da arca de Noé por todos os dias de chuva, mas ele não resistiu, e caio no mar, onde foi engolido por uma baleia e encontrou Jonas dentro dela, com suas técnicas, fechou o suprimento de ar da baleia, e ao ser lançado pra fora, permaneceu a deriva até ser pescado por Pedro, São Pedro, o primeiro Papa, ele que era pastor, mas, não era só de ovelhas, mas também de porquinhos, dos porquinhos da fazenda onde Totói vivia com sua família na infância, onde pode reencontrar sua família e voltar a ser feliz, em paz e em liberdade.

Durante anos Totói viajou pelo mundo contando sua história, tudo que ele viveu e passou, e como ter conhecido Jesus mudou sua vida e sua história, virou ativista, lutou por seus direitos e por um mundo mais livre, escreveu um livro onomatopéico chamado “Rôink!” e ainda antes de morrer, deixou um legado de 35 porquinhos e uma das frases mais importantes em todo o mundo pela defesa dos direitos dos animais: “Por mais fruta... e menos bacon!”.

Ah! O tal feiticeiro que tinha espalhado os panfletos dizendo que jogava os males do mundo nos porcos?! Era "balela", era apenas a mídia televisiva da época e suas mensagens erradas e equivocadas!!


Criado por Manoel de Oliveira Santos
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui