Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O COELHO DE NATAL! -- 26/12/2006 - 14:41 (Hull de la Fuente) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O Coelho de Natal!

Não estranhe, prossiga sua leitura. Eu quero falar rapidamente de costumes alimentares, tradições culturais e por aí afora...

Hoje à tardinha, o meu filho postiço telefonou-me lá da Itália, precisamente, da cidade de Bergamo. Como sempre, após falarmos do tempo, da saúde e do trabalho, descambamos para outros assuntos e depois pras comemorações do Natal. E por aí começam as diferenças: lá o que se comemora é o dia 25 de dezembro. Aqui comemoramos a véspera, dia 24. Aqui seguimos o modelo norte-americano de festejar, puro consumo comercial. Na Itália, no período das festas natalinas até o dia 6 de janeiro, quando se festeja o dia da Epifania, comemora-se a festa da “Befana”, uma espécie de fada boa, mas de aparência velha e feia. Dizem eles, que se a criança se comporta bem, a bruxa ou befana, traz uma porção de presentes numa grande meia. Caso contrário, se a criança não se comporta, dentro da meia, só encontrará carvão. As festas natalinas no Norte da Itália, são festas fechadas, só da família e especialmente das crianças. Eu falo do Norte porque não conheço o Sul e seus costumes. No tocante ao almoço do dia 25, as comidas não fogem muito ao cardápio do ano inteiro. Pasta, pasta e mais pasta (pasta é massa, que aqui generalizamos e chamamos tudo de macarrão) e depois algum tipo de carne. Os doces não são nada bons, todos possuem o mesmo sabor, ou seja: gosto de rum. Por lá se usa essa bebida caribenha em todos os doces e tortas.

Pois é, voltando à ligação do meu filho, ao ser perguntado sobre o que havia comido no almoço, ele disse que comera carne de coelho. Isto significa que o primeiro prato foi massa. Quando eu contei para meu marido que nosso filho havia comido coelho no almoço de natal; ele, com toda a irreverência carioca, respondeu-me:

-“diga a ele que aqui no Brasil quem come coelho é pedófilo”.

Sem entender o que ele queria dizer, perguntei:

- Por que você está dizendo isto?
Sua resposta foi clara:

_Você não chama toda criança de “coelho”? Então?

É! Somos diferentes até no humor. É verdade, eu chamo toda criança de “coelhinho ou coelhinha”, pois todas são lindas e fofas.

FELIZ NATAL A TODOS! FELIZ NATAL, COELHINHOS DO MUNDO TODO!

(Hull de La Fuente)
Dezembro/2006



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui