Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->TELÚRICO -- 18/12/2006 - 22:36 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TELÚRICO

José Eurípedes de Oliveira Ramos

Telúrico refere-se à Terra e, por extensão, aos elementos principais de sua composição: terra, água, ar. Por alargamento, diz-se telúrico o tema escolhido pelos artistas, para o seu trabalho, que contenham como básicos esses elementos. Diz-se, ainda, telúrico o autor de obra que tenha por tema fundamental os mesmos elementos. Talvez por isso, telúrico foi o tratamento que me dispensou o amigo, pintor e músico, Dr. Rodolfo Chiaverini. Tenho que concordar quanto à minha inclinação à natureza e aos temas a ela relacionados que mais me atraem e sensibilizam: são exatamente os que respeitam à natureza: ar, água, lua, floresta, música, etc.
O ar que seduz e me fez aviador e pára-quedista; que na sua imensidão sem barreiras, é a liberdade plena, desgarrada dos grilhões que nos prendem, limitam e nos mantêm sujeitos à vida artificialmente construída pelo homem; vida acotovelada nas cidades que consagra o poder da força, tenha ela a feição que tiver; esse mesmo ar que todos respiramos em, talvez, única e integral comunhão. A água: do mar, dos rios, dos lagos; a água tão repleta de vida e tão silenciosa que nos arrasta à navegação, à pesca, ao mergulho profundo, ao isolamento e à meditação; e que, às vezes, esbraveja e enfurece, força da natureza que é. A lua, com sua capacidade mágica de encanto a nos regar nas noites calmas com o sentimento do amor, comunicando serenidade. A música, que embora estilizada, representa os sons primordiais, os gritos alegres e tristes da alma, a paixão e as tragédias e que evoluiu a planos tão nobres que alcança a sublimidade. A floresta, mata espessa e inviolada, de árvores soberbas, recursos infinitos e palpitante de vida.
Não me atraem os temas ligados ao prosaico da vida social ou íntima. Igualmente, o desvendar irrestrito de aspectos da própria personalidade não me agradam. É certo que as dores do homem e do mundo são contadas -sempre foram- e cantadas em produções literárias da mais fina criatividade e beleza. Mas não me agrada deitar diante do leitor, por exemplo, a confissão pública de uma doença, de uma unha encravada, de uma infecção. Afinal, qual o valor literário e qual o interesse do leitor por declarações dessa natureza? Nenhum, é claro! Dizem que é moderno, naturalista, realista... Pra mim é abrir feridas no mútuo pudor.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui