Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Natal Esquecido -- 17/12/2006 - 10:44 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Certa feita"! Numa época em que; o asfalto da Br 285 acabava no trevo de Lagoa Vermelha, cidades como Vacaria eram abastecidas de energia elétrica à motores Diesel, quando certo dia ao entardecer, eu retornava de Frederico Westephalen para Vacaria, por um problema de aquecimento no motor da velha C14 ou, mais ainda pela canseira, decidi pernoitar em Santa Teresa das Missões, à duzentos e trinta quilómetros do meu destino.
Era inicio do mês de dezembro, surpreendi-me com a cidade toda ornada como se estivesse prestes acontecer uma festa. Um dos motivos da tomada de decisão era o hotel que a empresa mantinha lá, com diárias subsidiadas para empregados. Esta cidadezinha por ser as margens de um rio com um uma cachoeira ganhara uma Hidroelétrica e, com ela um bairro vila operaria com hotel, clube e hospital. Por ser a primeira vez que a visitava necessitei informar-me onde ficava a vila operaria. Um homem sentado nos degraus da Imponente Igreja, réplica da antiga Igreja Missioneira, poderia informar-me e por dois "dedos de prosa" satisfazer a minha curiosidade sobre o garridismo da cidade.
"A cidade esta toda enfeitada pela passagem de um aniversário a acontecer mais no fim do mês. As lojas permanecem abertas até as vinte e duas horas, de domingo a domingo sem fechar a meio dia. O abatedouro, esta prevendo um carneada de duzentos e cinquenta cabeças para a véspera da festa, inclusive esta cadastrando carneadores extra para o dia. A carneada esta prevista para iniciar as vinte e três horas da antevéspera."
Foi dizendo-me! Aquele homem simples, de voz mansa as palavras bem colocadas e, continuou:
"Por incrível que pareça desde que estou aqui, no inicio do mês, ouvi falar de tudo, da festa, dos presentes que vão ganhar, dos visitantes que virão a cidade, dos lucros das lojas nada, enfim tudo, menos nome do aniversariante. Alias pensando bem eu creio que esta cidade até esqueceu esta data ser um aniversário. O meu aniversário. Vendo todos estes preparativos, vim até a porta da casa do meu pai, antevendo os efusivos cumprimentos e louvores que receberia mas ninguém mais tem tempo de lembrar-se que o Natal é o meu nascimento. Num passado remoto, quando a sociedade já se tornava, extremamente, materialista mas, muito aquém de hoje, eram enfitadas na véspera de Natal permanecendo assim até Dia de Reis, naquele tempo as igrejas superlotavam-se a meia noite para a chamada Missa do Galo. Missa essa a muito abolida para não atrapalhar os festejos Natalinos Mundanos."
Neste momento é muito interessante meditarmos no que diz www.baptistlink.com/solascriptura/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm - 36k -
Em Natal Veio Do Paganismo. -- Hélio. :
(...)Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo nem O honra! (Suponhamos que alguma pessoa que você estima está aniversariando. Você a honraria comprando presentes para os seus próprios amigos??... Omitiria a pessoa a quem deveria honrar??... Não parece absurdo deste ponto de vista?!...)

Contudo, isto é precisamente o que as pessoas fazem em todo o mundo. Observam um dia em que Cristo não nasceu, gastando muito dinheiro em presentes para parentes e amigos. Porém, anos de experiência nos ensinam que os cristãos confessos se esquecem de dar o que deviam, a Cristo e a Sua obra, no mês de dezembro. Este é o mês em que mais sofre a obra de Deus. Aparentemente as pessoas estão tão ocupadas trocando presentes natalinos que não se lembram de Cristo nem de Sua obra. Depois, durante janeiro a fevereiro, tratam de recuperar tudo o que gastaram no Natal, de modo que muitos, no que se refere ao apoio que dão a Cristo e Sua obra, não voltam à normalidade até março."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui