Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UM NATAL INTIMO E PESSOAL -- 08/12/2006 - 22:18 (Tereza da Praia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM NATAL INTIMO E PESSOAL

( Tereza da Praia)





A história do nascimento de Jesus vem muito antes do Natal. Inicia-se no Jardim do Éden, quando Deus, na linguagem simbólica da bíblia, após o homem ter optado por comer o fruto do conhecimento, desta forma adquirindo soberania sobre sua vontade, amaldiçoa a serpente, dizendo: "porei a inimizade entre ti e a mulher, entre tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gen. 3-15). Já era a previsão da vinda do Messias, filho do Deus Pai.



Depois, quando os judeus se preparavam para sair do Egito e houve o sacrifício dos primogênitos. Para quem não sabe, a história da origem da páscoa judaica é neste período. Deus escolhe Moisés e o chama a libertar o povo judeu do domínio dos Egípcios. Deus aparece a Moisés no meio da sarça em fogo e diz : "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó." Acrescenta que viu o sofrimento do povo e ouviu seu clamor. Deus mandou Móises ir ter com Faraó. Faraó estava com o coração endurecido e não deixou o povo ir. Então, a cada recusa de Faraó, uma praga era lançada contra os egípcios. Foram dez ao todo. A primeira praga fez com que as águas tornassem em sangue; a segunda praga foi o aparecimento de rãs; a terceira praga foi a dos piolhos; a quarta das moscas; a quinta, a peste sobre os animais; a sexta, as úlceras (feridas) nos homens e nos animais; a sétima, a de chuva de pedras (granizo); a oitava, a praga de gafanhotos; a nona , a praga das trevas (trevas espessas por 3 dias - e não tinha energia elétrica naquela época - foi um grande apagão). A décima praga, esta não foi para brincadeiras. Deus passou pela terra do Egito e feriu de morte todos os primogênitos. Todos morreram . Exatamente aí foi instituída a Páscoa judaica. Deus disse que aquele seria o principal e o primeiro mês do ano. Antes do Anjo ferir os primogênitos egípcios, Deus ordenou que o povo judeu tomasse um cordeiro (carneiro - ovelha ), o imolasse e colocassem o sangue nas ombreiras e nas vergas das portas de cada casa. Para encurtar a história, os primogênitos egípcios morreram todos. E o Faraó permitiu que o povo judeu partisse do Egito. (Êxodo - 13 e 14). E Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor: "Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente, lançou no mar o cavalo e o cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu càntico (...). É um lindo càntico, vale conferir em Êxodo 15.

Um parêntesis aqui, para dizer que o povo fazia sacrifícios para expiação de seus pecados. Estes sacrifícios constituíam-se na morte de animais pelos sacerdotes e oferecidos a Deus. Daí porque Jesus é também conhecido como "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".



O povo de Israel (os judeus) não possuía reis. Ele era conduzido pelos sacerdotes e pelos juízes. Era uma democracia interessante. Existia um Conselho feito pelos anciões do povo, ao qual as questões eram levadas e decididas. Mas Israel sempre escorregava quando se tratava do mandamento "Não terás outros Deuses diante de mim." De vez em quando o povo de Israel largava mão do EU SOU e debandava pra outras paragens. Aí então Deus falava ao povo, pelos profetas e castigava Israel. Neste ponto se chega ao profeta Isaias, que foi o grande anunciador de Cristo. Uma das orações mais bonitas é exatamente o canto de louvor pela restauração de Israel. Deus manda que o povo ore naquele dia dizendo: "Graças te dou ó Senhor, porque ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. (...) . Isaias profetizou a vinda do Messias ( Isaias -53), dizendo que ele seria desprezado, rejeitado, não lhe achariam parecer e nem formosura, seria oprimido e humilhado.

"Deus nos amou e nos mandou

Cristo, seu filho querido.

Deus nos amou. Deus encarnou.

Vede o menino nascido!

Deus nos amou

Digam-no todos os povos;

Gozam paz e salvação a todos os que crêem."







Este é uma pequena memória histórica, de como surgiu o Natal. Não é só a festa de nascimento. É mais.



"Alerta, ó terra, entoa o canto já ressoa,

O mundo pecador tem grande sorte boa,

A nova se vós dá, e tão alegre soa,

Nasceu o redentor.

A noite já passou, a aurora já raiou

O negro e denso véu de todo se rasgou.

Dos montes através, o brado ressoou:

Nasceu o redentor."





E assim foi, que Maria, sem estar de fato casada com José, concebeu. Foi difícil para José aceita-lá. Mas eis que um anjo apareceu, em sonhos, a ele e disse que o que estava gerado em Maria era do Espírito Santo. Por outro lado, o Anjo Gabriel aparece a Maria e diz-lhe que ela conceberia e daria a luz a um filho. Contou-lhe também que sua prima, Izabel , estava grávida. Maria foi visitar Isabel e quando se cumprimentaram, a criança no ventre de Isabel se mexeu (saltou de alegria). E Maria celebra a boa nova, com um càntico lindo. O Magnificat. " A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu Espírito se alegra em Deus meu salvador. Porque não atentou na humildade da sua serva: pois eis que desde agora e todas as gerações me chamarão de bem-aventurada. Porque me fez grande coisa o Poderoso, e santo é o seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço obrou vigorosamente: dissipou os soberbos no pensamento de seus corações, depós dos os tronos os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazio os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se sua misericórdia."



"Nasceu o redentor, num berço humilde jaz,

Nas asas deste amor conforto a todos traz

Dizei em alta voz que Cristo satisfaz,

Nasceu o redentor.

Em verdade, o natal é a comemoração do amor de Deus pelo mundo, como diz João, no seu Evangelho, " Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele, que nele crer não pereça,mas tenha a vida eterna."

"Triste morte, onde está o teu aguilhão,

ó inferno, onde está o teu laurel.

Sei que vive o meu Redentor,

Pois eu sinto em meu coração,

E no dia eterno da redenção,

Em seus braços me acolherá."



O natal evento, o natal festividade não faz minha alegria. Um dia de fraternidade, presente cumprimentos e várias solenidades de vassalagem e hipocrisia, não me enchem os olhos, nem alegra o meu coração. Ao contrário, dá-me uma imensa tristeza. Festa de glutonaria e esbornia.



" Não teve um palácio, no mundo o Senhor.

Nem honras lhe deram de rei Salvador,

Mas na manjedoura, só pode encontrar

Porque não havia, mais outro lugar

Não há lugar pra Cristo, em sua vida e lar..."



Não há lugar pra Cristo no natal. Esta totalmente ocupado de árvores, papais noeis vestidos de vermelho, verde e azul, compras... compras... e compras... um festival de consumo, que nem se lembra a existência de um Jesus, que não tinha fralda descartável, camiseta e nem comidinha da Nestlé, mas tinha um sonho a realizar. Quantos Jesus existem espalhados pelo mundo, nascendo a cada dia, sem berço, sem eira, sem beira.... alguns vivem sem sonhos....



"Cante o povo resgatado, gloria ao príncipe da Paz,

Deus em Cristo revelado, vida e luz ao mundo traz.

Nasce para que renasçamos,

Vive para que vivamos..."



E o meu desejo maior neste natal é que cada um de nós, renasçamos por intermédio de Cristo. Que o natal seja além de comida, presentes, bebidas e festas.



" Tudo é paz, tudo é amor,

Dormem todos em redor,

Em Belém Jesus nasceu,

Rei da paz, da terra e céu

Nosso Salvador, é Jesus, Senhor.



O gesto de amor divino, consolidado no espírito de natal, é concluído na Páscoa, quando é imolado o Cordeiro de Deus, para ressuscitar ao terceiro dia.



"Lança o olhar em torno de ti,

Sim, ajuda hoje alguém.

Ser um auxilio ao teu próximo ali,

Sim ajuda hoje alguém.

Sim ajuda hoje alguém

Demonstre-lhe qualquer bem,

Remove a discórdia,

Promove a concórdia

Sim auxilia hoje alguém."





"Senhor, faze de mim um instrumento de tua paz
Onde houver ódio que eu leve a caridade, onde houver medo que eu leve o amor.
Onde houver mágoa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a concórdia, onde houver amargura que eu leve a doçura, onde houver separação, que eu leve a união. Onde houver dúvida que eu leve a certeza, onde houver descrença que eu leve a fé, onde houver desespero que eu leve a esperança, onde houver a mentira que eu leve a verdade, onde houver erro que eu leve acerto, onde houver tristeza que eu leve o consolo e a alegria, onde houver infelicidade que eu leve a felicidade, onde houver carência que eu leve a abundància, onde houver treva que eu leve a luz.

Senhor, faze com que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado. Está é a minha oração e o meu desejo pessoal neste natal.

Desejo a vocês, que o espírito de natal seja algo mais que festas, presentes e consumo indiscriminado. Vá além de cartões, e-mails, e congratulações, mensagens vazias, destituídas de sinceridade, apenas o cumprimento de uma solenidade social. Que o Natal seja Jesus Nascendo em mim e em vocês e cada um de nós nascendo em Jesus, para que haja paz na terra aos seres humanos de boa vontade, pois eu só acredito na paz, naquela paz que Jesus nos deixou, que não é um movimento de fora pra dentro, mas de dentro pra fora. Que haja paz na terra, a começar em mim, em ti, em nós!

(Enxertos de músicas natalinas do Cantor Cristão e da Oração de São Francisco).

Tereza da Praia.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui