Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A INFLAÇAO VAI VOLTAR! -- 04/02/2003 - 12:03 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A inflação vai voltar porque infelizmente Lula ainda não se preocupou com o problema. O raciocinio é simples: o combustível a continuar com essas majorações inexplicáveis, a inflação tenderá a subir, a cada aumento. E nós, eleitores de Lula, não esperávamos que ele desse pouca importância ao problema, o qual é grave, é crucial.



Enquanto o Paloci explica a majoração, como prevenção diante da guerra que se aproxima, o combustível chega a quase R$2,50 e prejudica aqueles que depende do transporte próprio. Todo o aparato comercial brasileiro se move sobre quatro rodas e depende do combustível. Se ele encarece, o produto evidentemente que também será encarecido. Isto é o óbvio ululante! Contudo, o senhor Lula e companhia parece estar alheio a esse problema crucial do povo brasileiro. Como pode subir o combustível brasileiro tanto assim, se 90% do petróleo consumido é extraído em solo brasileiro? E o alcool? Um aburdo dizerem que o alcool subiu em razão da alta do dólar. Toda a nossa produção do álcool, do açúcar e seus derivados é genuinamente brasileiro. Dizer que o dólar é o culpado é, no meu conceito, uma tremenda desculpa esfarrapada, de quem tem o apoio da maioria de todos os brasileiros.



Assim sendo, por causa do dólar, vamos começar a aumentar também as críticas ao Lula e seu staff.

É verdade que a guerra preparada pelo "novo ditador democrático dos EUA", cujo perfil, mesmo sem o bigode, lembra-nos o velho Adolph Hitler, virá mesmo prejudicar a economia dos países emergentes. Contudo, se o líder desses países nada fizerem para minimizar o problema, claro é que teremos um problemão nos próximos meses, além de uma inflação de dois dígitos com toda certeza.



A previsão de 8,5% de inflação, no meu entender, é

pura jogada de marketing. A continuar o combustível com esse excesso de aumentos estranhos e sem explicações plausíveis, chegaremos sim a uma inflação renitente e comum em nosso dia-a-dia, levando-nos a acostumarmos com ela. Tornar-se-á crônica e definitiva a exemplo do passado recente.



Ninguém deseja isso. Eu gostaria de fazer outras previsões mais otimistas, mas é impossível. Como podemos prever o melhor agindo de maneira pior?Qualquer criança sabe disso: aumentando o preço dos combustíveis fatalmente haverá inflação, porque tudo se move pela energia do petróleo. Para que maiores explicações? Para que tantas divagações de tantos economistas de plantão, atualmente financiados pelo PT? A única solução seria lutar bravamente para segurar os preços do combustíveis, em níveis populares, que também financiam o comércio, a indústria, a economia como um todo, empurrando os preços para baixo. Isto porque quando os preços sobem, meu amigo, jamais regressará aos níveis anteriores. Isto é: se subiu 10% jamais baixará 10%. Nunca mais voltará ao preço anterior.



Por essa e por outras afirmo solenemente que a inflação no governo Lula vai voltar...



(Jeovah de Moura Nunes)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui