Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Reino da Meianoite -- 26/11/2006 - 03:09 (Marieta Cristina Dobal Campiglia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131013761302432500
O Reino da Meia-noite
Aos Notívagos

A Noite é meu país.
Habito-a como se tivesse tudo: o Tempo todo, todas as pessoas necessárias aos sentimentos transversos, todos os mundos paralelos convergindo. Nela subo aos navios, cruzo os oceanos imensos e acaricio as baleias, rasante no toque das águas inquietas...
É nela meu reino. Um reino permissivo e aberto, onde as palavras me conduzem na busca dos sonhos. Onde tudo é possível se vier do pensamento.
Entrar noite a fundo é descer os degraus dos minutos, aguardando atingir seu ocaso : deixar vestimenta e problemas, esquecer os transtornos e também, as coisas amenas- e abraçar em pensamento a escuridão das ruas, ou suas luzes amortecidas nos postes parados.
É encontrar a Meia-noite. Ela vestida de Senhora, com luvas e manto; dizendo em meu ouvido que só veio de passagem e que, se eu a quiser mais tempo, devo pagar - com Sua moeda.
Meia-noite, a Rainha da Noite, conduz seu próprio carro com lantejoulas opacas e estrelas ocultas na antena, porque segundo ela, as ondas de sintonia entre os notívagos oferecem-nas como faíscas no espaço que ela recolhe- e que lhe servem como radar para encontrar os insones.
Diz ela que, em seu Tempo de reinado a cada vinte e quatro horas, faz questão de nos visitar para nos homenagear, já que nós lhe reconhecemos a natureza de Deusa. Mesmo assim, exige pagamento , mas em Sua moeda.
Levei alguns anos para entender - e outros para descobrir- qual era a moeda da Meia-noite.
Qual era a moeda que me permitiria fazer durar Sua presença, fazê-la intensa, driblar o relógio e conseguir com que - assim que ela aparecesse - meus minutos valessem o dobro, e ela fosse obrigada a demorar muito mais para se retirar.
Descobri sim, como todos meus irmãos notívagos, que a moeda da Rainha é a calma.
É preciso recebê-la de pensamento livre porque só assim conseguimos calma e podemos pagá-la.
Para ter calma e pagar a Meia-noite, é necessário fazer de conta que nada aconteceu nas últimas vinte e quatro horas. E acreditar como insone sem memoria.
Como um arquivo vazio.
Como se o dia não existisse.
Como um monge, com os sentimentos pendurados no silêncio...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui