Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A MAÇÃ QUE FICOU PODRE... -- 02/01/2012 - 21:07 (getulio silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A MAÇÃ QUE FICOU PODRE...

 

 

Conta a lenda, que a maçã era a fruta mais prepotente do pomar. As flores da macieira são tão belas que, parecem flores de cerejeira e talvez, por isso, penso eu, a maçã ficou boba e vaidosa.

Pensando ser a fruta mais importante do mundo! Todas as frutas e frutos viviam elogiando a beleza da maçã, falando do seu vermelho robusto, cor da paixão e símbolo do amor... Talvez por isso, tenha ficado vaidosa demais!Não respondia mais, aos elogios e nem sequer olhava para as outras frutas... E, com a aparência de soberba olhava o mundo do alto de seu pedestal. Enquanto as ameixas, goiabas, bananas... Continuavam sendo simples e humildes, a dona maça pensava: Ser a rainha da cocada branca. E então, no reino das frutas resolveu se escolher uma rainha, aquela que teria o poder de representar todas as demais!Todas as frutas se candidataram para o evento e o júri foi formado pelas abelhas que são conhecedoras do néctar de cada fruta ali, então candidatas. A maçã já se dizia vencedora, pois se achava bela e rosada e ainda insultava as outras colegas... Era tão convencida que chegou a mencionar a historia bíblica de Adão e Eva! Pode uma coisa dessas? Isso não é o cumulo da prepotência?Podem acreditar no que eu estou falando, pois é fato real e não é lenda não!

Como era inverno, na ocasião do concurso, isso favorecia sobremaneira a beleza da maçã, que estava com uma pele rosácea e um leve esbranquiçado para contrastar com toda a sua beleza exótica... Chega o dia tão esperado! A uva roxa estava tão bela e a uva branca nem se fala: Belíssima! Ameixa muito linda e a framboesa então: Maravilhosa! A passarela estava pronta e os juízes todos a postos e para surpresa de todos: A maçã estava atrasada. Isso virou motivo de especulação entre as frutas: - A framboesa falou que ouviu dizer que o vestido dela não ficara pronto a tempo. – A cereja disse: O maquiador dela é Francês e se atrasou... Diante de tamanha confusão, foi enviado um mensageiro para saber o motivo do atraso da formosa Maçã!

O Júri estava apreensivo e os organizadores do evento pediam calma aos convidados da festa... Eis que, surge o mensageiro com a triste notícia: A maçã, de tão convicta que seria a rainha, dormiu de olhos abertos e a lagarta aproveitou o descuido e brocou toda sua beleza, a maçã ficou enferrujada com vários furos e podre! Coitada, tão vaidosa e egoísta, não pode participar do concurso. E a vencedora foi a Framboesa, uma fruta pequena e deliciosa! Ah, ia me esquecendo, a amora foi eleita a Miss Simpatia!

Não queira ser uma Maçã, se podes ser uma Framboesa! Ou  seja pelo menos, uma amora simpática aos olhos dos outros! Não lhe custa nada ser gentil e retribuír a cordialidade que lhe é oferecida.

 

 

Getúlio Silva 02 de janeiro 2.012.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui