Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->VIGOR LITERÁRIO -- 11/11/2006 - 22:56 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIGOR LITERÁRIO

José Eurípedes de Oliveira Ramos

Há pouco mais de dez dias, em solenidade ocorrida na sede da Fundação de Esportes, Arte e Cultura (FEAC), a Biblioteca Pública Municipal divulgou o resultado do concurso literário que anualmente promove (de cronicas, neste ano). Entre os premiados, a maioria era de jovens ou iniciantes que se juntaram aos concorrentes já entrados na maturidade. O II Concurso Alfredo Palermo, que abrange estudantes do ensino fundamental, médio e universitário, e os escritores não estudantes, registrou sua segunda edição (contos), em solenidade realizada no dia 10 de novembro. Novamente, a participação de jovens e de iniciantes contemplados foi notável. Há cinco anos, sob empenhado apoio da Ribeirão Gráfica, do Poder Público, da imprensa e de voluntários, temos vivido o sucesso da "Feira do Escritor Francano", com o lançamento médio anual de 15 novos livros de autores conhecidos e de novos escritores, somente de literatura.
Da tradição francana, da motivação despertada pelo atuante movimento literário, do estímulo dos professores, e sobretudo do espontàneo e irrestrito apoio aos escritores oferecido pela imprensa que a todos acolhe; pela quantidade e, mais, pela qualidade das letras locais, a nossa literatura vive uma fase áurea.
Estudantes de todos os níveis escolares e cidadãos não estudantes, iniciantes e veteranos, jovens e maduros; notando-se a participação maior das mulheres; reproduzem o vigoroso movimento literário de nossa cidade.
Hoje, como ontem e será amanhã se reúnem no encontro dos valores: em saraus, oficinas, concursos, na imprensa, nas academias, nos grupos e confrarias de estudo e ensino. Essa reunião aberta: hoje, como ontem, e assim será amanhã, reflete o vigor de nossa literatura, simbolizada pela herança das nossas raízes, representadas hoje pelos veteranos e em continuado renascimento pelos novos que farão o amanhã literário de Franca.
E, se isso foi possível e assim será amanhã, é porque muitos sonharam, acreditaram e hoje, unidos, idealizam e se abraçam sob a beleza da arte e por ela são abraçados em apertado enlace de amor.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui