Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->SOBRE MIM MESMO -- 08/11/2006 - 14:30 (Rudolph de Almeida) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SOBRE MIM MESMO

Esta pergunta, "quem sou eu?", é na verdade uma indagação irrespondível. Dizem que somos a soma de nossas experiências, no que concordo. Então o indivíduo ao viver cada instante tem novo episódio empírico que o modifica. É, de certa forma, uma releitura para a questão levantada pelo bom e velho Heráclito. Tudo flui, as águas do rio jamais são as mesmas.
Enquanto eu respondo à pergunta "quem sou eu?", a própria resposta que vou elaborando é algo que me modifica. Ao final, terei dito, na melhor das hipóteses, quem eu fui, pois já não serei mais o mesmo. Logo, o que sou é algo que não está no presente, mas no futuro. Se a cada letra que escrevo já não sou mais o mesmo, tenho que admitir que quem eu sou, sob a minha perspectiva de escriba, é um conceito futuro. Para respondê-la seria necessário andar no tempo, coisa que se fosse possível eu usaria com mais nobres propósitos, como descobrir os números do próximo sorteio da loteria.
Compreenderam-me? Não? Pena. Nem eu. Então vou tentar outra abordagem. Partindo da mesma premissa de que somos a soma de nossas experiências, deduzi a seguinte fórmula matemática. Eu sou a soma de todas as minhas ações, menos tudo o que deixei de fazer, multiplicado pelos meus acertos e dividido pelos meus erros. Estou com uma calculadora na mão agora, então vocês terão o privilégio de receber, em primeiríssima mão, o resultado. Vejamos, ahamm ... mais ... menos ... vezes ... já estou terminando ... agora divido e vamos ver o resultado, é só apertar o igual e terei ... ERRO!?! ... Putz! Sempre pensei que eu não passasse disso, mas ver tal coisa confirmada matematicamente é doloroso.
O que me consola é que talvez eu fosse um erro no instante passado, mas no presente momento eu já seja um acerto. A hipótese é reconfortante. Se ao dividir o meu eu presente pelo meu eu passado for obtido um resultado maior que zero é sinal de que estou crescendo, que a quantidade de ser humano presente em mim está aumentando, logo, estou apreendendo com a vida o que, por si só, já um ótimo motivo para desfrutá-la.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui