Usina de Letras
Usina de Letras
192 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Economia, globalização e a Internet -- 31/01/2003 - 12:15 (Renato R. Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Economia, globalização e a Internet Outubro de 1998



*Não podemos compreender o termo economia em sua real amplitude nos dias atuais, sem uma profunda reflexão acerca do conceito “globalização”.*



Quando pensamos em globalização hoje, não raro, entre outras, a palavra “internet” vem-nos à mente. “Ah, esses homens e suas máquinas maravilhosas!” Muniram-nos com o poder da intercomunicabilidade instantânea. Tecnologia essa que possibilita-nos a visitar virtualmente e automaticamente qualquer ponto da esfera global num átimo de segundo á qualquer instante.

Globalização, que proporciona uma interintegração imediata dos mercados internacionais, subsidiando economias, gerando prosperidade.

Mas, avaliemos com ponderação a respeito dos benefícios de tal “evolução” na nação tupiniquim. Quem realmente lucra com a prosperidade desse progresso subsidiado? As crianças das favelas do Rio de Janeiro ou das ruas de todo o país? Os sem-terra do Pontal do Paranapanema e alhures, que alienados e alheios a qualquer desenvolvimento social, são politicamente manipulados, usados como bandeira na derrocada do "bem contra o mal"? Ou a incomensurável massa de desempregados das nossas capitais? São eles minimamente tangidos por essa tendência global irresistível? E o que dizer dos mercados de poder restrito das “pequenas” nações do mundo?

Já no âmbito pessoal, temos através da Internet a possibilidade de acessar -mos á qualquer site ou endereço, adquirirmos qualquer informação que nos for necessária. Disso sabe qualquer criança de classe média de nossos dias, pois se tornou corriqueira nessa faixa da sociedade a aquisição de micro-computadores de ultima geração, essas caixinhas mágicas da qual quase tudo depende hoje. Tanto assim, que um conhecimento no mínimo razoável de informática faz-se absolutamente necessário na qualificação de nossos jovens inexperientes ou mesmo de nossos adultos, profissionais de áreas diversas que em árdua missão “literalmente” caçam e disputam os escassos empregos disponíveis no mercado.

“Decifra-me ou te devoro”. Dizia a Esfinge aos exauridos viajores que cortavam o deserto do Saara. Apresentava assim um enigma aos peregrinos, e se esses não o desvendassem seriam sumariamente deglutidos pela gigante de pedra, com corpo de leão e cabeça de homem.

“Decifra-me ou te devoro” Palavras que parecem ecoar através dos tempos e tocar-nos agora no ocaso do segundo milênio e alvorada de uma nova era. Analogia leviana? Talvez. Mas assistimos a cada dia aos nossos que desprovidos de qualquer recurso, vêem-se infinitamente distantes da poderosa Internet ou da imprescindível informática de um modo geral. Tão pouco podem usufruir uma educação institucional básica, ou nem mesmo podem ter acesso á um simples jornal. Ate mesmo o direito á cidadania lhes é negado. Esses, são então alijados, preteridos, marginalizados, “devorados” pela brutalidade do mercado. Resta a nos, seres semiconscientes, desvendar esse árduo dilema metafísico. “O que nasce primeiro, o ovo ou a galinha?” devem os nossos com -cidadãos tentar por meios próprios instruírem -se sozinhos para que a benevolente globalização os acolha em seu seio caloroso? Ou seria tarefa da mesma soerguer paulatinamente os menos favorecidos, restituindo-lhes o respeito e a dignidade minimamente necessários? O enigma nos é lançado. Cabe a nos respondermos com sapiência após considerável ponderação , para que não sejamos também devorados como partes de uma cadeia inexorável de elos. A resposta me parece óbvia...





Renato R.Vieira







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui