Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Os números e a política. -- 23/10/2006 - 09:01 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS NÚMEROS E A POLíTICA

Os números estão tão presentes no nosso dia-a-dia que, muitas vezes, não paramos para perceber que eles estão carregados de simbolismo, ou seja, a cada um deles podem estar relacionados inúmeros valores e diversificadas associações.
Recentemente, ouvi um relato bastante curioso sobre como uma pessoa ocupando um cargo de decisão determinou uma ação em nosso Estado, seguindo princípios da numerologia (ciência que estuda o simbolismo dos números).
Segundo o que me foi narrado, a escolha da localização dos 6 (seis) primeiros Postos da Polícia Rodoviária Federal - PRF- no trecho da BR 153 (Belém- Brasília), foi baseada na kilometragem associada ao número "6".
Vejam só!!! O primeiro Posto da PRF, localizado próximo à divisa do Tocantins com o Maranhão, situa-se no município de Palmeiras e está nas proximidades do kilómetro "6".
O segundo Posto, localizado no município de Araguaína está no kilómetro 132. Basta você somar 1+3+2 e você terá o número "6".
O terceiro Posto, localizado em Guaraí está no kilómetro 330. E somando: 3+3+0 = "6".
O sexto Posto, localizado em Alvorada está no kilómetro 762. E somando: 7+6+2 = 15. E somando novamente: 1+5 = "6".
O quinto Posto, localizado em Gurupi está localizado no kilómetro 666. Vejam só, três números "6" juntos!!!
Eu fiquei realmente surpreso!!! Mas, assim como você, eu também questionei sobre o quarto Posto, localizado em Paraíso. Ele informou-me que a construção do Posto da PRF em Paraíso estava planejada para ocorrer no kilómetro 492, que somando 4+9+2=15; E somando novamente: 1+5 = "6". Mas como o responsável pela obra, que era uma pessoa muito religiosa, não queria que isso acontecesse, desobedeceu às ordens superiores e construiu o Posto no kilómetro 496, o que conforme sabemos não permite uma associação precisa ao número 6, pois 4+9+6 = 19. E disse-me ainda que, o funcionário religioso e desobediente foi severamente punido por isso.
Em uma viagem recente, eu pude conferir as kilometragens de alguns Postos da PRF, e de outros, eu confirmei por telefone através do número 191. E fiquei boquiaberto, pois as kilometragens citadas realmente coincidem!!!.
Com certeza, cada um de nós possui inúmeros relatos e testemunhos semelhantes ao narrado aqui.
Eu não estou aqui querendo verificar a veracidade da narrativa apresentada, nem muito menos quero discutir os possíveis valores e representações associadas ao número "6". O que eu quero é dizer que, muitas vezes, pessoas ocupando cargos de decisão, tais como políticos (presidentes, governadores, prefeitos etc.), e também outras autoridades (juízes, promotores, fiscais, delegados etc.), utilizam interesses e valores pessoais nas suas decisões e escolhas.
Nós sabemos que pessoas inescrupulosas e corruptas, ao tomarem suas decisões, não usam princípios lógicos e fundamentação técnica, nem muito menos se preocupam com o bem estar da sociedade, pois tais pessoas só pensam em si mesmas e em seus interesses particulares.
Agora que nós estamos passando pelo período eleitoral, quero dizer que é hora de refletirmos e pensarmos naqueles políticos e representantes que queremos eleger!!!

Publicado no Jornal Chico, edição n. 19, p. 05, de 01/08/2006. Gurupi - Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 279, p. 10, de 26/09/2008. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui