Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Coisas da Política. -- 30/10/2006 - 19:37 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COISAS DA POLíTICA

Recentemente, todo o país esteve vivendo intensamente o mais importante momento de uma democracia - as eleições.
Aqui no Tocantins, todos nós pudemos ver algo que ninguém jamais havia imaginado que ocorreria!!! Mesmo que alguém não goste dele, todos nós temos que admitir que o ex-governador José Wilson Siqueira Campos é a personalidade mais marcante na história do Tocantins. Na verdade, quando se fala no Tocantins é praticamente impossível não falar em Siqueira Campos, pois a própria história de vida dele se confunde com a história de nosso Estado.
Ele exerceu o cargo de Deputado por quatro mandatos, sempre lutando pela separação administrativa e política do então norte de Goiás. Em 1988, foi então criado o Estado do Tocantins, onde Siqueira Campos esteve por 10 anos no poder, como Governador. Para muitos, a história de Siqueira Campos é um exemplo de sonhos, conquistas e realizações. Ele, em seus mais de 40 anos de vida política, não conhecia nenhuma derrota nas urnas. Durante toda vida, o ex-governador só havia vivenciado vitórias. De forma que, ninguém poderia imaginar o fim melancólico que viria ocorrer.
Após ser abandonado, por seus antigos aliados, Siqueira Campos resolve, mais uma vez, sair candidato ao governo do Tocantins. Na época, muitos comentaram que era um risco desnecessário, para quem possuía uma carreira tão brilhante, ser derrotado por um ex-discípulo. Correr esse risco, sem dúvida alguma, era algo desnecessário para ele!!!
Mas o destino foi tão cruel com Siqueira Campos que, vários dias antes das eleições, as pesquisas já mostravam sua derrota nas urnas. E, além disso, ele não póde fazer o fechamento de sua campanha com um último comício em Palmas, pois um acidente acabou por hospitalizá-lo, juntamente com parte de sua equipe.
Após aquele fatídico acontecimento, quatro teorias surgiram para explicar o fato. A primeira dizia que alguns adversários políticos haviam planejado o acidente, ou seja, aquilo se tratava de "um atentado contra a vida do ex-governador". A segunda, que se opunha a primeira, falava que o acidente se tratava de "uma jogada política desesperada" para chamar atenção do eleitor. De acordo com a terceira teoria, o acontecido seria um castigo divino. E na quarta e última (e talvez a mais sensata!!!), tudo aquilo não passava de uma fatalidade.
A explicação para esse acidente ficará a encargo dos órgãos competentes. Mas que todos devem concordar que esse fim melancólico e trágico para a maior personalidade do Tocantins, sem dúvida alguma, é um exemplo para todos nós. Essa "fase azeda", na qual se encontra o ex-governador e seus companheiros, certamente deve servir como um momento de reflexão para cada um de nós, pois conforme diz um outro ditado popular: "O sábio não erra muito, pois ele aprende observando os erros dos outros".

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 02, p. 02, de 30/10/2006. Gurupi - Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui