Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PALAVRAS que latejam nas veias e no cérebro... -- 04/05/2001 - 22:49 (Civone) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
por Marcelo Veni



O livro “ESCRITURAS SANGRADAS - Toscas Fatias de Escrevinhaduras”, da poeta Civone Medeiros Tönig, 27 foi apresentado em um sarau no ateliê da estilista de cabelo & make-up, a promoter cultural Nalva Melo, que contou com as participação de vários artistas da cidade entre outros: Múcia Texeira, Cleudo, Carlinhos Lucas, Tiquinha, Jorge Negão, Carlinhos Zens, Michelle e Cia., Reggalyze, Weksley Cunha, Jakson Garrido, Marcílio Amorim e Titina. O livro de Civone Medeiros conta com a apresentação do poeta Bianor Paulino, a edição traz ilustrações e imagens de ensaios fotográficos realizados por Civone como modelo com registros de Rosa Marciel, Guaraci Gabriel, Eduardo Felipe, entre outros, e digitalizados pelo designer gráfico Afonso Martins.

Esse primeiro livro de Civone Medeiros é, como ela própria define, “uma coletânea de vários escritos selecionados especialmente para essa ocasião, minha despedida de Natal”. Ele revela diversos personagens: uns que se escancaram nas ruas da ribeira; outros que se ocultam nos momentos de solidão e que fazem a poeta traduzir uma dor ou, quem sabe, um prazer, porém, o que importa é o resultado que nos chega: “...silêncio sem rumo/Meus sentimentos encurralados/Num beco da lama/ Sem saída/ Qualquer de você”.

Escrituras Sangradas... é um lançamento merecido para Civone e necessário para o catálogo das publicações potiguares, além de uma excelente oportunidade para prestigiar o potencial poético de uma artista que com a marca da ousadia arrepia trazendo gritos e uivos. Nas suas performances, carvões, fígados e caranguejos, fazem parte do figurino e cenários, seus recitais imprimem coragem e excita as veias dos que presenciam cada interpretação.

Civone além de poeta é atriz performer e atua como produtora cultural. Ela é responsável pela maioria dos trabalhos do artista plástico Guaraci Gabriel e participou do grupo Oxente, que produziu instalações e intervenções urbanas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além de uma forte atuação no estado.

Ela já participou de vários trabalhos: expos em alguma progamações; foi destaque como mestre de cerimônia dos tributos a Carlos Alexandre, Cazuza e Chico Science; além de ter realizado a mostra individual Poética Pictória, em Abril/1999, na galeria do salão Nalva Cabelos e Beleza.

Devido ao sucesso da mostra, o local foi reformado e ganhou um jardim. A proprietária Nalva Melo, incentivadora de vários eventos culturais, transformou seu salão num espaço cultural para ser usado nas mais diversa formas. No ano passado, em novembro, foi realizada uma exposição coletiva com oito artistas plásticos.

A noite de lançamento do livro foi um verdadeiro sarau, muitos artistas marcaramm presença e houve várias performances poéticas durante o lançamento. Os recitais, no entanto, ficaram a cargo do público, que receberam poesias da autora Civone Medeiros para uma leitura no decorrer da noite alé de abrirem o verbo com suas próprias poéticas.



Marcelo Veni, Produtor Musical e Poeta

[Fragmento do artigo publicado no Jornal de Natal em 22 de Outubro/1999]

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui